TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário

Por:   •  17/11/2015  •  Dissertação  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

O documentário “Lixo extraordinário” aborda um trabalho realizado pelo artista plástico Vik Muniz no aterro sanitário do Jardim Gramacho (RJ) onde ele se envolve com os catadores do Lixão para fotografar os mesmos no seu cotidiano, Vik procura através desta ação ajudar os catadores a realizar as obras com materiais que são encontrados no aterro, transformando alguns catadores em modelos e usando a paisagem que este universo de lixo traz, ele procura através das fotos apresentarem a realidade de pobreza que os catadores vivem.

Vik Muniz é um artista que viveu em São Paulo e após algumas reviravoltas da vida foi para os Estados Unidos e hoje é um artista renomado  pois utiliza colagens e montagens de materiais diversos para formar retratos, ele se interessou pelo lixão primeiramente por ser o maior do mundo em recebimento diário de lixo, o artista tinha uma expectativa diferente antes da visita  em relação aos catadores  mas ao chegar no local ele mudou totalmente a ideia pois viu ali pessoas felizes apesar do trabalho que exerciam, ele teve a oportunidade de vê as dimensões do aterro e a quantidade absurda de lixo encontrado ali, é notável  a falha em diversos meios do lixão mas é perceptível e surpreendente o humor que os catadores tinham apesar da realidade encontrada naquele ambiente. Através de depoimentos apresentou um pouco da historia de alguns membros daquela associação de catadores como, por exemplo, de Suelen, Zumbi, Tião entre outros onde realçou uma realidade cheia de emoção que cada um vivia. Valter o vice-presidente da associação salienta os prejuízos causados pela ausência da coleta seletiva nas residências e no consumo excedente que aumenta a quantidade de resíduos destinados ao aterro.

As filmagens ultrapassam os limites do lixão, mostrando as moradias dos catadores, após observar os catadores Vik escolhe as pessoas para fazerem parte da sua nova obra e logo em seguida começa a fazer o seu trabalho, este trabalho desperta nos catadores ambições que até então estavam mortas, o reconhecimento que Vik tem pelo mundo ajuda a garantir uma vaga para uma de suas obras em um Leilão de Londres podendo ter um retorno financeiro e social pelo tempo dedicado no Jardim Gramacho, após a obra ser vendida por uma quantia satisfatória, os envolvidos nas obras foram convidados a uma exposição de Vik Muniz no Rio de Janeiro. As reproduções de “retratos do Lixo” renderam mais de 250 mil dólares como retorno para associação dos catadores do Jardim Gramacho onde foi comprado um caminhão, inaugurado um centro de ensino e uma biblioteca com 15 computadores, todos os catadores envolvidos mudaram sua vida de alguma maneira.

Conclusão

O documentário gera resultados positivos na temática social ambiental, pois trouxe um enfoque principal na relação da arte com a vida de pessoas humildes, onde salientou e abordou as dificuldades que as mesmas passavam e salientou que a temática “Lixo” vai muito além da coleta seletiva e da educação ambiental.

Introdução

No início do documentário aparece Muniz declarando sua vontade de fazer uma nova exposição com pessoas que trabalham no maior aterro sanitário do mundo, Jardim Gramacho. Ele se desloca até Duque de Caxias (RJ) onde trabalham 2500 catadores sendo que funciona no período integral. Chegando lá se surpreendeu, em meio ao mau cheiro a sujeira e até mesmo cadáveres encontrados após uma “guerra” na favela e jogados lá, as pessoas não são depressivas, não tem uma expressão facial triste e sim trabalhavam com sorriso no rosto. Conheceu pessoas de várias idades, trabalhadores honestos e com orgulho do que fazem. O lixo que vai para lá é separado e vendido; E os trabalhadores classificam o lixo pelas classes sociais dos moradores. Enfim é um filme sobre arte e sobre pessoas sofridas que trabalham em um lixão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com