TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença Chagas

Exames: Doença Chagas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos Gerais e o Agente Etiológico

A doença de Chagas é distribuída por todo o Brasil e em outros países da América do Sul. No nosso país, há cerca de 10 milhões de pessoas parasitadas.

O agente etiológico é o Tripanosoma cruzi, um protozoário flagelado. Existem em duas formas: uma forma flagelada, circulante, e uma forma aflagelada, instalada nos tecidos.

Vários animais silvestres e domésticos servem de reservatório natural desse protozoário, o que dificulta a sua erradicação.

O Vetor

A doença de Chagas é veiculada pelas fezes contaminadas de um inseto hematófago: o “barbeiro”. Pertence à ordem Himenoptera, família dos triatomídeos. A espécie mais importante no nosso meio é o Triatoma infestans. Possuem hábito noturno. Fazem os seus ninhos nas frestas das paredes, atrás de móveis ou em locais pouco iluminados.

O Ciclo Evolutivo

Ao picar uma pessoa doente, o “barbeiro” ingere os parasitas juntamente com o sangue. No seu intestino, o Tripanosoma divide-se por fissão binária e aumenta bastante em número. Na parte final do intestino do “barbeiro”, ele atinge o estágio infestante.

Quando esse “barbeiro” pica uma outra pessoa, defeca e elimina os parasitas junto com as fezes. Quando a pessoa coça o local da picada, provoca pequenas lesões pelas quais as formas ladas do parasita penetram e alcançam a corrente sanguínea.

Quando os parasitas chegam aos órgãos infestados, perdem o flagelo e formam verdadeiros ninhos de formas aflageladas. Os órgãos mais frequentemente afetados são o coração, o intestino, o esôfago, o baço, etc.

Ciclo da doença de ChagasMenino com a doença de Chagas

Ciclo da doença de Chagas

Pode ocorrer a transmissão congênita do parasita através da placenta ou do leite materno. Atualmente, nos estados mais ricos do país, as transfusões de sangue representam um risco de Transmissão dessa parasitose, o que pode ser evitado pela análise adequada de todas as amostras disponíveis para transfusões.

A Doença

Na fase aguda, que se segue à picada, o local da inoculação pode apresentar-se inchado e vermelho, particularmente quando a picada é no rosto. Podem aparecer febre, mal-estar, perda de apetite e dor de cabeça. Os sintomas da fase crônica podem demorar de 10 a 20 anos para se manifestarem. Os mais conhecidos são devidos aos megas, aumento do tamanho de alguns órgãos do corpo: aumento do coração, do esôfago e do intestino grosso. Manifestam-se na forma de insuficiência cardíaca, dificuldade para engolir e para evacuar.

Prevenção

O conjunto de medidas preventivas contra uma doença constitui a sua profilaxia. Para a doença de Chagas, as mais importantes são: combate ao inseto vetor, tratamento de pessoas doentes, melhoria das condições de habitação, fechamento de frestas e colocação de telas nas janelas, cuidado com as amostras de sangue disponíveis nos bancos de sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com