TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença De Chagas

Ensaios: Doença De Chagas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 2

Doença de Chagas

É uma doença causada pelo parasita Tripanosoma cruzi que é transmitida pelas fezes do inseto conhecido como barbeiro, o nome do parasita foi dado pelo seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem a também cientista Osvaldo Cruz.Segundo dados levantados, esse inseto de hábitos noturnos vive nas frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros, tocas de animais e embaixo de pedras.

Caindo na circulação, o Tripanosoma cruzi afeta os gânglios, o fígado e o baço, depois se localiza no coração, intestino e esôfago, na fase crônica pode haver destruição da musculatura, com isso é provocado o aumento desses três órgãos, o que causa o aumento também do coração, do colon e esôfago.

Os sintomas são febres, mal estar, inflamação, dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos, aumento do fígado e do baço. Com frequência a febre desaparece em alguns dias e a pessoa não se da conta que esta infectado, por isso há casos que a pessoa só vai saber que tem a doença de Chagas 20 ou 30 anos depois, ao fazer um exame de sangue de rotina. O tratamento é feito com medicação dada sob acompanhamento médico nos hospitais, devido aos efeitos colaterais que provoca, e deve ser mantida, no mínimo por um mês. O efeito do medicamento costuma ser satisfatório na fase aguda da doença, já na fase crônica não compensa utilizá-lo nesse caso o tratamento e direcionado para controlar os sintomas e evitar complicações. Não existe vacina para a doença de chagas, para preveni-la é preciso ter cuidados redobrados nas regiões onde o barbeiro ainda existe. As pessoas que vivem ou estiveram nessas regiões e apresentarem febre ou quaisquer outros sintomas característicos da doença de chagas, deve procurar assistência medica, a cana de açúcar deve ser lavada cuidadosamente antes da moagem e a mesma precaução deve ser tomada antes do açaí ser preparado para o consumo, eliminar o inseto transmissor da doença ou mantê-lo afastado do convívio humano é a única forma de erradicar a doença de Chagas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com