TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Infecciosas típicas da infância

Por:   •  3/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Beatriz Melega Biork de Carvalho         RA: 91121

Doenças Infecciosas típicas da infância

Rubéola – O vírus da rubéola é pertencente à família Togaviridae, gênero Rubivirus de espécie Rubellavirus. É predominante durante a infância, e sua transmissão ocorre por contato direto com pessoas infectadas com o vírus, através de gotículas de secreções de naso ou orofaringe. Não é muito frequente a transmissão através de fômites que é indireta. A mucosa do nosso sistema respiratório superior é a porta de entrada para a infecção. Além disso, a rubéola também pode ser transmitida via transplacentária, que é da mãe para o feto, esse caso é da rubéola congênita.  

Quando o vírus encontra-se no primeiro sítio de ligação, que é o trato respiratório superior, ele pode manter-se 14 dias em período de incubação. Depois desse período ele começa se disseminar para as células dos gânglios linfáticos através do sangue ou linfa, e assim vão ocorrer nos linfonodos novas replicações onde o vírus vai causar enfartamento ganglionar. Podem aparecer erupções cutâneas na face e ir se espalhando para o restante do corpo, pode causar febre baixa, faringite, conjuntivite. Já quando acontece a síndrome da rubéola congênita, poderá resultar na morte do feto, ou então nascimento prematuro, apresentando mal formações, comprometimento neurológico, surdez, lesões ósseas, entre outros.

Imunidade para essa doença, só é adquirida quando recebe a vacinação, ou então de forma natural quando se entra em contato com o vírus. A vacina para rubéola existe na forma monovalente, e também combinada com outras vacinas, sendo essas, sarampo e varicela (MMRV), caxumba e sarampo (MMR), sarampo (MR). As crianças devem tomar a tríplice viral com um ano de idade e depois repetir a dose entre os 4 a 6 anos.

Sarampo – O vírus do sarampo é pertencente à família Paramyxoviridae, gênero Morbillivirus. É transmitido através de contato direto com secreções das mucosas de indivíduos contaminados, gotículas de saliva, espirro, tosse. No início, o vírus infeta as células epiteliais do nosso sistema respiratório superior e também a conjuntiva. Durante os primeiros dias, os vírus presentes na mucosa do trato respiratório vão se disseminando através dos macrófagos pulmonares e células dendríticas para os linfonodos locais, e novamente são replicando indo para a corrente sanguínea onde infecta os leucócitos. Com o aumento da replicação nesses locais, e diversos outros órgão e tecidos, vão aparecendo os sinais e sintomas, provocando alterações na pele, conjuntiva. O paciente pode apresentar febre, anorexia, coriza, tosse, exantema maculopapular, manchas Koplik na mucosa oral, com formas irregulares.

A vacina com o vírus atenuado é a melhor opção, que possui vantagem de proteção duradoura. Está disponível na forma monovalente e também na forma combinada.  A vacina tríplice viral tornou-se obrigatória aos nove meses, é administrada via subcutânea e são duas doses. O tratamento para pessoas infectadas inclui muita hidratação, vitamina A, repouso e antipiréticos.

Caxumba – É comum na infância, infecciosa, causada pelo vírus da família Paramyxoviridae, gênero Rubulavirus, é contagiosa, transmitida por contato direto com secreções respiratórias de indivíduos que estejam infectados. A infecção começa nas células epiteliais da mucosa nasal e do sistema respiratório superior, espalhando-se pelos linfonodos, acontecendo replicação nas células T, indo para os tecidos glandular e neural. Sintomas iniciais causam edema intersticial. Se atingir o SNC pode causar hemorragias, meningite asséptica, encefalite. Mais da metade dos casos causam aumento das parótidas, e os indivíduos também podem apresentar febre baixa, mal estar. Além das glândulas parótidas vários outros órgãos podem ser afetados, como testículos, baço, tireoide, ovários, rins, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com