TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

Por:   •  4/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 6

LICENCIATURA EM: CIENCIAS BIOLOGICAS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Keith A. Góes RA:2003592

Rômulo Corrêa Braga RA: 2003601

POLO MARQUES

04/2020

SUMÁRIO

1. - REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS.........................................................3

1.1 - "EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO"..............................3

1.2 - "O FAX DO NIRSO".....................................................................................................4

1.3 - “A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO” (Na versão do lobo)..............4

1.4 - “UMA PESCARIA INESQUECÍVEL”........................................................................4

1.5 - “A FOLHA AMASSADA”.............................................................................................4

1.6 - “A LIÇÃO DOS GANSOS”...........................................................................................5

1.7 - “ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA”........................................................................5

1.8 - “COLHERES DE CABO COMPRIDO”......................................................................5

1.9 - “FAÇA PARTE DOS 5 %”............................................................................................5

1.10 - “O HOMEM E O MUNDO”........................................................................................6

1.11 - “PROFESSORES REFLEXIVOS”.............................................................................6

1.12 - “UM SONHO POSSÍVEL”..........................................................................................6

1.13 - “PIPOCAS DA VIDA”.................................................................................................7

2. – REFERÊNCIA.................................................................................................................8

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 "EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO"

A carta demonstra que não existe apenas uma forma de educações ou que uma das maneiras de educação se sobreponha a outra.

A escola não é o único lugar onde a educação acontece. Ela fornece conhecimento acadêmico em sua essência, mas o conteúdo educacional adquirido pela pessoa prove além da escola, do seu ambiente de convívio social e familiar, assim, não sendo o professor responsável pela formação educacional do indivíduo em sua totalidade.

A educação é diversa. Cada povo, cada cultura, cada sociedade tem suas necessidades de conhecimentos diferentes e daí, a educação variada. Ex.: os moradores de uma vila de pescadores não têm as mesmas necessidades de executivos e vice-versa.

O processo educacional pode ser diferenciado, livre, trabalhado dia a dia durante os afazeres do cotidiano ou até influenciar a maneira de se ver o mundo - aprendizado religioso, por exemplo.

Devido a essa variedade de necessidade, de ensinamentos e aprendizados os índios demonstraram em sua carta que o que o homem branco tinha a oferecer poderia ser valiosa a ele mesmo, mas não ofereceria aplicação prática às necessidades dos índios. Eles precisavam de guerreiros, caçadores, pessoas que estivessem qualificações aplicáveis, não apenas conhecimento teórico - burocráticos (um advogado, por exemplo).

Esta carta é um convite a reflexão, mostrando como existe uma certa arrogância quando se julga uma suposta superioridade entre as diferenças. Que saibamos aceitar, absorver e aprender com essa diversidade.

1. 2 "O FAX DO NIRSO"

No texto "O fax do Nirso", é notório que o funcionário em questão, Nirso, possui dificuldade com as normas linguísticas de escrita porem isso não interfere em seu desempenho como vendedor. Pelo seu déficit no que diz respeito do letramento, ele conseguiu desenvolver outras habilidades que são tão importantes em sua função quanto a sua forma de usar a linguagem escrita.

1.3 “A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO” (NA VERSÃO DO LOBO)

O fato de termo a visão do lobo na narrativa nos leva a pensar sobre falhas ou injustiças que podem ser cometidas ao se ouvir apenas um lado das histórias que não são apresentadas. É importante aos professores, educadores, alimentar a curiosidade, despertar o lado racional e o senso de justiça, formando seres pensantes, observadores é capaz de desenvolver sendo critico próprio. Assim teremos seres humanos pensantes e não que concordam com tudo sem buscar visões diferentes.

1.4 “UMA PESCARIA INESQUECÍVEL”

Com simplicidade, o texto nos apresenta uma questão muitas vezes controversas: a ética. O certo e o errado. O menino teve uma dura lição de seu pai ao ser obrigado a optar pelo correto, mesmo não havendo ninguém para apontar-lhe o dedo pelo o erro que poderia cometer. Este fato o acompanhou em seu crescimento e seu desenvolvimento como pessoa, tornando-o ético, responsável e verdadeiro, fiel a seus valores, independente do julgamento de terceiros. É a educação que impulsiona na formação do caráter da pessoa, em seu sentido mais amplo.

1.5 “A FOLHA AMASSADA”

A palavra tem poder. Em algumas ocasiões, palavras podem machucar mais que agressões físicas. É necessário que os educadores se atentem às palavras que profere, mas também ao comportamento de seus alunos. Vemos principalmente em escolas casos de bullying e agressões gratuitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com