TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO PROPRIOCEPTIVO PARA EVITAR QUEDAS EM IDOSOS

Por:   •  12/5/2016  •  Seminário  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 4

Acadêmicas: Clediane Sales, Fabrícia de Souza, Franciele Hister, Nathali Bitencourt, Rosicleri Carvalho, Thairine Ingrid Almeida.

5º Período de Fisioterapia FAEMA

TREINAMENTO PROPRIOCEPTIVO PARA EVITAR QUEDAS EM IDOSOS

        Entende-se por envelhecimento o conjunto de processos através dos quais o individuo se torna velho, isto é, atinge a velhice. A velhice, então é o estado resultante do envelhecimento. Pesquisadores indicam que apenas após os 65 anos de idade pode-se considerar um individuo idoso1. Decorrente do aumento da porcentagem desta população o século XXI pode vir a ser considerado o século do idoso2, 3.

        O processo do envelhecimento não ocorre devido à um único fator, mas sim da associação de múltiplos fatores, sendo que duas teorias são as mais aceitas: a do envelhecimento por fatores genéticos e/ou ambientais1. Dentre as diversas características que surgem durante o envelhecimento as mais comuns são fraqueza muscular, déficit na marcha, déficit de equilíbrio, déficit visual e comprometimento cognitivo4.

        Para que haja um controle de equilíbrio é necessário que o individuo tenha a percepção da posição do próprio corpo e de seu movimento no espaço, sendo que essa percepção requer há combinação de informações provenientes de receptores periféricos e de múltiplos sistemas sensoriais (sistema visual, somatossensorial e vestibular)4.

        Para manter o equilíbrio, o corpo precisa ajustar sua posição no espaço, sendo que o centro de massa fica em cima da base de apoio. Caso ocorra um a perturbação (oscilação corporal) o corpo adota seis estratégias para controlar essa postura: estratégia de tornozelo, de transferência de peso, de suspensão, de quadril, do passo e estratégias combinadas4.

        A queda é um evento acidental que tem como resultado a mudança de posição do individuo para um nível mais baixo, em relação a sua posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil e apoio no solo. A maioria das quedas resulta da interação de fatores intrínsecos e extrínsecos5. Os fatores de risco mais comuns associados com quedas nos idosos são: fraqueza muscular, déficit na marcha, de equilíbrio, entre outros4.

        Existem consequências da queda em longo prazo, tais como, perda de funcionalidade, medo de cair, e perda da independência, das quais podem resultar efeitos negativos na saúde e qualidade de vida dos idosos6. As medidas de prevenção para evitar quedas podem ser a prática de atividade física, esta contribui na manutenção da resistência dos tendões e ligamentos, no ganho de força, resistência e potência muscular, no aperfeiçoamento da coordenação motora além de promover benefícios afetivos, cognitivos e psicológicos nos idosos7.  A prática de exercícios cinesioterapêuticos de fortalecimento para a musculatura antigravitacional e o treinamento proprioceptivo são de suma na obtenção desses resultados8.

        Define-se como propriocepção, a percepção do movimento articular ou do corpo, como a posição do corpo ou do segmento no espaço. Diversos estudos mostram o efeito do tratamento proprioceptivo em idoso, onde a grande maioria vem obtendo resultados positivos quanto a redução de quedas e a melhora do equilíbrio6.

        Um estudo realizado por COSTA et al (2009) demostrou resultados positivos em relação a um circuito de treinamento que tinha como objetivos melhorar o equilíbrio e evitar ao máximo o número de quedas em idosos, no final do estudo eles chegaram a conclusão que os exercícios multissensoriais através do circuito surtiu efeito tanto para promover a melhora significativa do equilíbrio quanto para reduzir o risco de quedas nessa população10.

Outro estudo realizado por NASCIMENTO et al (2012) demostrou o efeito de quatro semanas de treinamento proprioceptivo no equilíbrio postural de idosos, onde eles chegaram a conclusão de que os resultados obtidos no estudo foram satisfatórios pois o treinamento proprioceptivo teve eficácia e acarretou melhora tanto no equilíbrio estático quanto dinâmico. Diante dos resultados obtidos eles também concluíram que o treinamento proprioceptivo apresenta uma ótima oportunidade para prevenção de quedas e promoção à saúde por meio da independência funcional dos idosos9.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com