TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos do treinamento funcional

Por:   •  6/10/2015  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 2

PEREIRA, Priscila Cartaxo; MEDEIROS, Rômulo Dantas; SANTOS, Alexsandra Araújo; OLIVEIRA, Leonardo dos Santos; ANICETO, Rodrigo Ramalho; JÚNIOR, Adenilson Araújo; NASCIMENTO, João Agnaldo; SOUSA, Maria do Socorro Cirilo. Efeitos do treinamento funcional com cargas sobre a composição corporal: Um estudo experimental em mulheres fisicamente inativas. IN: Revista Motricidade V.8, N.1 (2012)

Por: Michelli A.C.

        O referido artigo analisa os efeitos gerados na composição corporal de mulheres submetidas à prática de Treinamento Funcional com Carga (TFC), as quais se encontravam há pelo menos seis meses sem praticar nenhuma atividade física.         

        Empenhada em conhecer as possíveis alterações corporais geradas pelo TFC, a pesquisa reuniu vinte mulheres entre 19 e 34 anos, dividindo-as aleatoriamente em dois grupos de dez. Após a realização de avaliação física e nutricional, observou-se que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os dois grupos apresentavam sobrepeso, ou seja, o índice de massa corporal (IMC) era superior á 25Kg/m².

        À partir desse resultado, o primeiro grupo, denominado Grupo Experimental (GE), realizou durante doze semanas o TFC, executando três sessões semanais de 50min, enquanto o segundo grupo, denominado Grupo de Controle (GC), não recebeu nenhuma intervenção, ficando à critério de cada integrante a realização ou não de qualquer atividade.

        Como resultado do estudo, os autores perceberam que o GE apresentou uma redução considerável no Percentual de Gordura (%G), porém não obteve aumento de Massa Corporal Magra (MCM) comparado ao treinamento de força tradicional (musculação).

        Independente dos resultados apresentados, o Treinamento Funcional é uma atividade bem dinâmica, que trabalha diferentes capacidades físicas, combinando exercícios relacionados às atividades do nosso cotidiano, onde exigimos o recrutamento de vários grupos musculares, e não apenas músculos isolados, proporcionando assim uma maior consciência corporal, além de flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio.

        Como os próprios autores sugerem, é importante que futuras pesquisas realizem uma investigação com um número maior de pessoas, caracterizados diferentemente quanto ao sexo, idade e nível de treinamento, permitindo um maior controle das variáveis que determinam os efeitos do TFC sobre a composição corporal.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com