TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO - ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA

Artigos Científicos: ESTUDO DIRIGIDO - ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  2.110 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO - ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA

1. Em relação à composição química, qual é a diferença da molécula de água (composto inorgânico) para os compostos orgânicos?

Por ser um composto inorgânico, a molécula da água não é formada por cadeias de Carbono, como acontece com os compostos orgânicos.

2. Comente e exemplifique a frase a seguir: “a distribuição de água no organismo, a necessidade diária de água e a porcentagem de água no organismo em faixas etárias diferentes é variável”.

Quando a pessoa nasce, cerca de 75% a 80% do organismo é composto por água e necessitam consumir apenas 0,7 litro por dia. À medida que a pessoa vai envelhecendo, menor é a porcentagem de água no organismo e maior será a necessidade de consumo diário de água.

3. Faça um desenho esquemático da estrutura molecular da água. Explique a vantagem destas ligações entre O e H? Dica: polaridade da molécula.

Por ser uma estrutura eletricamente polar, a molécula de água se mistura facilmente com qualquer outra molécula polar. Além disso, as pontes de hidrogênio são ligações fracas e, por isso, importantes nas ligações intramoleculares.

4. Cite e explique as propriedades físicas e químicas da água e correlacione com suas importâncias biológicas nos seres vivos:

a) Tensão superficial (alta)

A pressão na superfície da água é maior do que no restante do meio aquoso.

Importâncias biológicas nos seres vivos: Durante o ciclo respiratório, fosfolipídeos adererem às paredes internas dos alvéolos, formando uma monocamada, que impedem que as paredes dos alvéolos se grudem e aumendando a permeabilidade das moléculas de O2. Mas para que esse processo seja eficaz, é necessário que a tensão superficial seja reduzida para um valor muito baixo.

b) Calor específico

É a quantidade de energia térmica que precisa para aumentar a temperatura da superfície a cada grau.

Importâncias biológicas nos seres vivos: o alto calor específico da água previne mudanças bruscas de temperatura no organismo.

c) Calor de vaporização

É a quantidade de calor necessário para que alguma substância líquida, que esteja a certa pressão, passe para o estado gasoso.

Importâncias biológicas nos seres vivos: é necessário uma grande quantidade de gasto energético para a desidratação de um ser vivo.

d) Viscosidade

É a medida da capacidade de resistência ao escoamento que um fluido possui

Importâncias biológicas nos seres vivos: a baixa viscosidade da água ajuda no transporte de substâncias pelo organismo.

e) Solubilidade

É a capacidade que uma substância tem para se dissolver em outra, formando uma mistura homogenia.

Importâncias biológicas nos seres vivos: várias substâncias, como por exemplo os sais minerais e açúcares, são transportadas pelo sangue dissolvidas na água.

5. Por que a água sólida ocupa um espaço maior e apresenta densidade menor que a água no estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com