TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental

Tese: Educação Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Tese  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 3

O seguinte trabalho tem por objetivo considerar a noção do termo interdisciplinaridade na educação. Ao conceituar Interdisciplinaridade, não possui ainda um sentido único e estável, trata-se de um conceito que varia, não somente no nome, mas também no seu significado. Entender Interdisciplinaridade foi e ainda é muito discutido, pois várias definições para ela, depende do ponto de vista e da vivência de cada um, da experiência educacional, que é particular. Através de pesquisas, pude colher alguns conceitos para tal, Interdisciplinaridade é aquilo que se realiza a partir da prática de estudar várias disciplinas. O termo Interdisciplinaridade poderia ter surgido pela primeira vez no ano de 1937. Desde esta concepção a Interdisciplinaridade não se reduz ao sistema de conhecimentos, inclui, além de um sistema de hábitos, habilidades e capacidades que devem ser conseguidas como resultado do processo docente educativo.

Ela é assumida como uma estratégia de ensino e aprendizagem que prepara os estudantes para realizar transferências de conteúdos que lhes permitam solucionar os problemas que enfrentarão no futuro do seu desempenho profissional.

A interdisciplinaridade é assumida como uma estratégia de ensino e aprendizagem que prepara os estudantes para realizar transferências de conteúdos.

É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador com as disciplinas de um currículo, para que os alunos aprendam a olhar o mesmo objeto sob perspectivas diferentes. A importância da interdisciplinaridade aponta para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social. O seu objetivo tornou-se a experimentação da vivência de uma realidade global, que se insere nas experiências cotidianas do aluno e do professor.

Em pesquisa, encontrei várias propostas interdisciplinares para o ensino fundamental I, citarei aqui pelo menos duas delas que achei bastante interessante:

A primeira atividade foi o Projeto organizado pelo colégio arquidiocesano onde adota uma proposta pedagógica baseada no desenvolvimento da criança como um todo, em que a ação, a construção do conhecimento e a formalização se complementam. Neste contexto, a interação aluno-professor-família-grupo tem papel fundamental, pois é através dela que a criança constituirá sua identidade e autonomia.

Trabalha-se com propostas temáticas, interdisciplinares, nas quais a criança é estimulada e motivada nas diversas áreas do conhecimento (linguagem, matemática, educação ambiental, dança, artes, movimento, música...), através de experiências concretas, num ambiente prazeroso, lúdico e adequado às necessidades de cada faixa etária, atingindo, desta forma, seus vários canais de aprendizagem, tornando este processo muito mais significativo.

PROJETO CHEIRINHO DE MATO:

1. Objetivo: Utilizar a Educação Ambiental para fazer com que as crianças percebam sua integração com o meio ambiente e se sintam cidadãs responsáveis pela sua conservação e pela melhoria da qualidade de vida.

2. Como é o projeto?

São trabalhados em duas formas:

a) Sala de aula com os conceitos teóricos;

b) Fora da sala de aula no convívio com o meio ambiente:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com