TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrocardiograma

Projeto de pesquisa: Eletrocardiograma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.859 Palavras (36 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 36

1 Introdução

O presente trabalho é sobre eletrocardiograma, mais concretamente uma pesquisa sobre a importância do exame de saúde na área da cardiologia.

O objetivo do trabalho é identificar e definir a importância do exame para uma possível avaliação do estado de saúde de um indivíduo, solucionar dúvidas e apresentar alguns conceitos importantes.

A metodologia utilizada foi à pesquisa na internet, enriquecida com algumas pesquisas bibliográficas.

2 O que é um eletrocardiograma (ECG)?

O coração é um músculo pulsante que ritmicamente bombeia o sangue por todo o corpo. No coração há um marca-passo natural (nó sinoatrial), que automaticamente gera uma série de impulsos elétricos. Esses impulsos são transmitidos por uma série de maneiras específicas para o resto do coração (átrios e ventrículos) e através deles o coração contrato de fibras musculares. O ECG (eletrocardiograma) é um teste que nos permite medir a atividade elétrica do coração.

O dispositivo utilizado é o eletrocardiógrafo, que detecta os impulsos elétricos do coração e são registrados em uma fita de papel. Esse registro é conhecido como um eletrocardiograma e nos permite detectar distúrbios do ritmo cardíaco (arritmias) e distúrbios da condução dos impulsos elétricos através do coração (blocos) que pode ser causada por várias doenças.

2.1 Por que usar um eletrocardiograma em repouso?

As informações obtidas a partir de um eletrocardiograma podem ser usadas para identificar diferentes tipos de doenças cardíacas. Também pode ser útil para descobrir como o paciente está respondendo ao tratamento.

Pode fazer uma boa digitalização, com sintomas como dispneia (dificuldade em respirar), dor no peito (angina), desmaios, palpitações, ou quando alguém acredita que o seu batimento cardíaco é anormal.

Este teste pode detectar sinais de doença arterial coronariana (como no caso de angina de peito ou infarto do miocárdio). Infelizmente, muitas pessoas tem estreitamento significativo das artérias, que dão o fornecimento de sangue ao músculo cardíaco.

Portanto, quando você suspeitar que há uma redução significativa no diâmetro arterial, pode ser necessário um ECG enquanto o paciente está fazendo um esforço (teste de esforço ou teste ergométrico), como é mais provável que este teste que demonstra o problema .

Um ECG decide se o paciente sofreu uma crise coronariana, ou se houve evidência de crises anteriores.

Usando o ECG pode ser analisado ao longo do tempo o efeito das drogas usadas para doenças cardíacas.

O ECG pode mostrar problemas do ritmo cardíaco (arritmias), como a desaceleração (bradicardia), rápido (taquicardia) e outros distúrbios do ritmo normal.

O ECG pode mostrar um músculo do coração ampliado (conhecida como hipertrofia ventricular).

Com o ECG pode saber se há uma escassez de certos minerais no sangue, como o potássio.

O traçado de ECG pode ser normal, mesmo na presença de doença cardíaca. Portanto, pode ser indicado fazer um estudo completo do coração através da prática de outros exames.

2.2 Em que condições um eletrocardiograma é feito?

Depende do que será medido. Em geral, se houve um ECG enquanto o paciente está em repouso, mesmo quando não há a possibilidade de que seus sintomas podem ser devido à doença cardíaca coronariana, o teste pode ser realizado enquanto o paciente faz um esforço em uma bicicleta estacionária ou uma esteira.

Este teste também é utilizado para avaliar o sucesso do tratamento medicamentoso, ou obtido através de técnicas de depuração nos vasos coronários, tais como cirurgia de enxerto (bypass). Às vezes pode ser necessário completar um ECG com testes adicionais, como isótopos de cintilografia de perfusão (imagem do coração, obtido através da emissão de radioatividade de elementos químicos, que são injetadas no sangue do paciente) ou exame angiografia (das artérias coronárias por raio-X).

2.3 Como são as práticas de gravação de um eletrocardiograma?

Antes do teste, o paciente deve informar ao médico se você está seguindo outros tratamentos, devido à possibilidade de que elas afetam a condução elétrica cardíaca. Às vezes, não coma muita comida dentro de oito horas antes do teste.

Até 12 eletrodos são colocados adesivos em áreas selecionadas da pele de seus pulsos, tornozelos e no peito. Primeiro, limpe a pele. No tórax, onde há cabelos, pode ser necessário raspar a área onde você vai colocar o eletrodo. O teste é totalmente indolor e uma vez colocado os eletrodos, o teste é concluído em menos de um minuto. O médico irá verificar o registro em papel do ECG.

2.4 Eletrocardiograma é perigoso?

Quando este teste é realizado com o paciente em repouso, é totalmente inofensivo.

Quando praticado enquanto o paciente realiza um exercício, há uma possibilidade de experimentar dor no peito, mas dor vai embora quando você parar o esforço. Este tipo de exame deve ser supervisionado por um médico. O teste de esforço vai parar no momento oportuno, como quando o paciente está sentindo dor torácica importante, quando forem detectadas alterações no ECG, pressão arterial diminui ou aumenta mais que o necessário, ou simplesmente quando o paciente atinge o ritmo cardíaco adequado.

2.5 Exame de eletrocardiograma (ECG)

Apesar da continua renovação das tecnologias utilizadas para a realização de diagnósticos médicos, o eletrocardiograma (ECG), disponível desde o início do século passado, ainda mantém um papel central na investigação de várias doenças cardíacas.

O ECG é um exame complementar importante para a interpretação do ritmo cardíaco e para a detecção de isquemia do coração. O eletrocardiograma é também de grande valor na avaliação de outros tipos de anormalidades cardíacas, incluindo doenças das válvulas cardíacas, cardiomiopatia, pericardite e sequelas cardíacas da hipertensão arterial.

Neste texto tentaremos explicar o ECG para a população leiga. Nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com