TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrocardiograma

Trabalho Escolar: Eletrocardiograma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  2.068 Visualizações

Página 1 de 2

O eletrocardiograma ou ECG é o registro da atividade elétrica do coração obtido a partir de eletrodos posicionados na superfície da pele. Simplesmente colocando eletrodos nos membros superiores e inferiores,podendo obter registros da atividade elétrica que ocorre dentro do corpo. O traçado de ECG mostra a soma dos potenciais elétricos gerados por todas as células do coração ao qualquer momento. (SILVERTHORN,2003). É também usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar arritmias cardíacas (alterações do ritmo do coração) e distúrbios na condução elétrica deste órgão

A experiência contribuiu para o melhor entendimento a respeito dos potencias de ação e consequente hierarquia do trabalho realizado pelo coração (músculo cardíaco). Mostra de forma matemática a prova da harmonia no trabalho realizado pelo músculo e como este resulta no trabalho de ejeção do sangue com maior força no sentido da grande circulação, o que pode ser notado no cálculo do eixo elétrico médio. Conclui-se que os Princípios de Eletrocardiografia contribuem para compreender o funcionamento do eletrocardiograma, um elemento indispensável para avaliação clínica do coração.

Segundo Aires (1999) O complexo QRS é uma onda bi- ou trifásica, com alternância de picos positivos e negativos. O potencial médio de uma derivação é a soma algébrica dos valores positivos e negativos do complexo. Os resultados, para duas derivações quaisquer (as melhores são as que têm os maiores potenciais), são lançados sobre os eixos de orientação das derivações e determina-se, a partir destes valores, o eixo elétrico médio. O eixo elétrico ventricular apresenta variações fisiológicas; é mais vertical nos tipos longilíneos; também se verticaliza na pessoa ereta e durante a inspiração, quando o diafragma desce. Nesses três casos, tende a dirigir-se para 90º. Inversamente, tende a dirigir-se para 0º nos brevilíneos, na posição reclinada e durante a expiração.

O eletrocardiograma normal é composto pela onda P, pelo complexo QRS, que nem sempre aparece como três ondas distintas e pela onda T (GUYTON, 2006).

A onda P é produzida pelos potenciais elétricos gerados quando os átrios despolarizam, antes de a contração atrial começar. O complexo QRS é produzido pelos potenciais gerados quando os ventrículos se despolarizam antes de sua contração, enquanto a onda de despolarização se propaga pelos ventrículos e a onda T conhecida como “onda de repolarização” é produzida pelos potenciais gerados, enquanto os ventrículos se restabelecem do estado de despolarização. Assim o eletrocardiograma é composto por ondas de despolarização e de repolarização. (GUYTON, 2006).

Todos os registros eletrocardiográficos são feitos com linhas de calibração apropriadas, no papel de registro. As linhas de calibração horizontais estão dispostas de tal modo que cada 10 linhas horizontais correspondem a 1milivolt, as linhas horizontais acima da linha de base indicam valores positivos, e as que estão abaixo da linha de base indicam valores negativos; já as linhas verticais são as linhas de calibração do tempo. (GUYTON, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com