TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrocardiograma

Projeto de pesquisa: Eletrocardiograma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O eletrocardiograma, como o próprio nome sugere, é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca e da sua condução, registrada em gráficos que são comparados com gráfico padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração.

A atividade elétrica cardíaca é dada pela variação da quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas, a qual gera diferenças de concentrações desses íons na periferia do corpo.

São essas diferenças, captadas por eletrodos sensíveis colocados em pontos específicos do corpo, que são registradas nos gráficos do eletrocardiograma. Apesar de ser de execução muito simples, o eletrocardiograma é um exame muito importante em cardiologia, pois ele permite diagnosticar desde condições ligeiras até outras muito graves, como os infartos do miocárdio.

O Eletrocardiograma é o registro extracelular das variações do potencial elétrico do músculo cardíaco em atividade.

As ondas de despolarização e repolarização que se propagam ao longo das fibras cardíacas podem ser consideradas dipolos em movimento como momentos dipolares variáveis. Estes dipolos determinam campos elétricos variáveis que podem ser detectados pela medida da diferença de potencial através de eletrodos colocados na superfície cutânea.

Desta forma, os potenciais gerados pelo coração durante o ciclo sístole-diástole (contração/relaxamento) podem ser registrados aplicando-se eletrodos em diferentes posições do corpo. Existem locais padronizados onde os eletrodos de registro são colocados, de acordo com orientações pré-estabelecidas. Na realidade, o que se mede é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos no campo elétrico gerado pelo dipolo elétrico cardíaco ao longo do ciclo cardíaco.

Normalmente são colocados 5 eletrodos à superfície corporal: um em cada punho, um em cada tornozelo e um móvel que pode ser colocado na superfície torácica sucessivamente em seis posições diferentes. Por convenção, o eletrodo do punho direito recebe o nome de R (right), o punho esquerdo de L (left) e o do tornozelo esquerdo de F (foot). O eletrodo do tornozelo direito é ligado ao fio terra.

Estes eletrodos podem ser ligados entre si de 15 maneiras diferentes. Mas somente 12 são utilizadas na prática médica. Cada uma destas ligações é conhecida como uma derivação do eletrocardiograma. ( 2003, UNIFESP - BIO36 ).

Não existem riscos em um eletrocardiograma, já que o paciente permanece em repouso enquanto a atividade elétrica de seu coração é registrada. Os efeitos colaterais também são nulos, podendo apenas haver pequenas reações alérgicas na pele devido ao uso do gel utilizado com o intuito de promover melhores resultados. (http://www.saudemedicina.com/eletrocardiogr

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »