TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELETROCARDIOGRAMA

Seminário: ELETROCARDIOGRAMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  Seminário  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 3

ELETROCARDIOGRAMA (ECG)

Definição:

É um exame rápido, simples e indolor realizado para verificar a atividade elétrica do coração, que é captada por eletrodos posicionados em locais estratégicos para captação dos impulsos elétricos. Cada impulso representa um ciclo cardíaco (sístole + diástole), traduzido em ondas num papel milimetrado através da utilização de um aparelho chamado eletrocardiógrafo. As ondas são assim denominadas: P (despolarização atrial); QRS (despolarização ventricular); T (repolarização ventricular); e U (despolarização das fibras de purkinje ou hipocalcemia). Muitas vezes, o ECG é chamado de eletrocardiograma de 12 derivações, pois o registro da atividade elétrica cardíaca é obtido em 12 pontos diferentes do corpo.

Objetivo:

Avaliar a atividade elétrica do miocárdio e sua condução através do tecido do coração indica a freqüência e o ritmo dos batimentos cardíacos (regular ou irregular). Também indica a posição das câmaras cardíacas, e se existe aumento de uma ou de mais de uma delas. Através do ECG, o médico poderá avaliar o padrão dos sinais elétricos cardíacos, que se alteram em presença de muitas doenças. Procedimento não-invasivo empregado para diagnosticar infarto agudo do miocárdio, arritmias cardíacas e outros defeitos de condução.

Técnica:

Para realizar o exame eletrocardiograma (ECG), deve inicialmente explicar o paciente cada etapa do processo. O ambiente da sala deve estar com temperatura agradável. O paciente deve estar descansado há pelo menos 10 minutos, sem ter fumado tabaco há pelo menos 40 minutos e estar calmo. Deve ser investigado quanto ao uso de remédios que esteja usando, ou que costume usar esporadicamente.

Com o paciente em decúbito dorsal, palmas viradas para cima, são colocadas eletrodos adesivos ou pequenos ventosos, na parede torácica anterior, nos punhos e tornozelos. Para melhor transmissão dos impulsos elétricos através da pele, aplica-se um gel especial sob estes eletrodos. Nos homens, ocasionalmente pode ser necessária uma tricotomia (corte dos pelos) em parte do tórax. Estes eletrodos são conectados a fios, ligados ao aparelho (eletrocardiógrafo), que irá registrar os impulsos elétricos do coração. O traçado do registro propicia ao médico 12 visões distintas da atividade elétrica do coração; o registro é impresso em papel, para ser interpretado pelo médico.

Cuidados de Enfermagem:

Higienizar as mãos; Conferir a prescrição médica ou pedido de exame; Preparar o material e colocá-lo próximo à unidade do cliente; Orientar o paciente sobre o procedimento a ser realizado e posicioná-lo em decúbito dorsal, com braços e pernas relaxados; Ligar ao aparelho à rede de energia, prestando atenção a voltagem solicitada; Colocar a folha de ECG e apertar tecla "papel"; Friccionar com gazes e álcool a área a ser monitorada. Se necessário, os pêlos deverão ser cortados;

Colocar as braçadeiras nos membros:

-cabo vermelho em braço D - RA

-cabo amarelo em braço E - LA

-cabo verde em perna E - LL

-cabo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com