TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embolia

Projeto de pesquisa: Embolia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 3

EMBOLIA

Embolia consiste na existência de um corpo, líquido ou gasoso (êmbolo) transportado pelo sangue e capaz de obstruir um vaso; a obstrução ocorre geralmente após uma ramificação, quando o diâmetro vascular fica menor do que o êmbolo.

Em mais de 90% dos casos, os êmbolos se originam de trombos (tromboembolia); menos comumente, são formados por fragmentos de placas ateromatosas, vesículas lipídicas ou bolhas de gases. Êmbolos originados de trombos venosos (exceto no sistema porta) são levados aos pulmões; trombos arteriais (coração ou grandes artérias) dão êmbolo que se dirigem à grande circulação e se lojam principalmente no cérebro, intestinos, rins, baço e membros inferiores.

TROMBOEMBOLIA PULMONAR

Na maioria dos casos, originam-se de trombos formados nas veias iliofemorais profundas ou veias profundas da panturrilha, especialmente em indivíduos acamados após cirurgia ou fraturas; menos freqüentemente, os trombos se originam nas veias dos plexos pélvicos ou no átrio ou ventrículo direitos. As conseqüências da embolia pulmonar dependem sobretudo do tamanho e do número dos êmbolos.

Êmbolos Grandes: São volumosos (5% dos casos de embolia pulmonar), que obstruem o tronco da artéria pulmonar causam bloqueio mecânico do leito arteriaal, agravando por vasoconstrição reflexa, o que cria redução anatômica e funcional do leito vascular pulmonar.

Êmbolos de médio volume: Em indivíduos previamente saudáveis, êmbolos que se alojam nos ramos pulmonares de médio calibre podem ser assintomáticos, pois a irrigação pelas artérias brônquicas é capaz de evitar a necrose no território que sofreu obstrução da artéria pulmonar.

Êmbolos de pequeno volume: Êmbolos pequenos mas múltiplos, repetidos e disseminados podem ocluir a circulação pulmonar.

Embolia paradoxal: Acontece quando, em caso de hipertensão pulmonar por qualquer motivo, a pressão do átrio direito aumenta e poder haver passagem de sangue para o átrio esquerdo. Nessa situação, um embolo no átrio direito pode passar a circulação arterial sistêmica.

TROMBOEMBOLIA ARTERIAL

Na maioria dos casos, os êmbolos se originam de trombos formados no coração (infarto do miocárdio, fibrilação arterial, doença de chagas, dilatação do ventrículo esquerdo por insuficiência cardíaca, aneurismas do ventrículo esquerdo, lesão de valvas cardíacas) ou na aorta, sobretudo, em aneurismas ou sobre placas ateromatodas.

As principais sedes de obstrução vascular na embolia arterial são: (1) encéfalo, gerando acidente vascular cerebral isquêmico; (2) artérias mesentéricas, podendo provocar infarto intestinal, muitas vezes fatal; (3) baço ou rins, resultando em infartos geralmente desprovidos de conseqüências serias para o paciente; (4) membros inferiores, provocando isquemia e dor; se a obstrução não é desfeita, surge necrose nas extremidades, podendo comprometer grande parte do membro afetado.

EMBOLIA DE LÍQUIDO AMNIÓTICO

A embolia do líquido amniótico é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com