TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embriologia

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Trabalho de Embriologia

[pic 2]

Tema: ’Novos olhares para o estudo da Biologia do Desenvolvimento. ’

Integrantes: Davi (1488) Matheus (1548) Larissa (1092) Thaís (698)

A UTLIZAÇÃO DO RECURSO VIDEO-AULA NO ENSINO DA BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS, COMO FORMA DE COMPLEMENTO DIDÁTICO.

Resumo

Quando o assunto é inovação tecnológica na área da educação, existe certa unanimidade em reconhecer que ele está associado à tecnologia vinculada à internet, e como era de se esperar esse campo tem invadido cada vez mais o espaço escolar, trazendo consigo seus benefícios e malefícios. A metodologia de ensino vem sendo amplamente ajustada em favor desse recurso, uma vez que esta tem como base, ou deveria ter, no ajustamento em função do corpo discente que chega a cada temporada à educação básica. Com o intuito de adequar-se às condições impostas pela sociedade contemporânea, a utilização de métodos para explorar a tecnologia no âmbito da expansão educacional, torna-se um fator irrefutável. Ao longo desse projeto, procuramos inserir e avaliar um recurso como mediador pedagógico em turmas do terceiro ano do ensino médio: as vídeo aulas. Com o conteúdo relacionado a biologia do desenvolvimento, a embriologia.

Abstract

When the topic is technological innovation in education`s field, exist a unanimity to recognize that it`s associated to technology with internet, and as we hope this field have been hacked increasingly the school`s environment, bringing with its self, it`s good and bad effects. The teaching methodology has been widely studied in favor of this recourse, once it has as a base, or should have, on the adjustment to the new students that arrive every season to the basic education. In order to frame in present`s society conditions, methods to explore the technology within the educational expansion is an irrefutable factor. To develop of this Project, we tried to insert and evaluate a recourse as pedagogical mediator on high school, video class which content is related to development`s biology, or embryology.

Introdução

Devido a constante busca pelo melhor aproveitamento no aprendizado dos alunos da educação básica, mudanças vem sendo propostas, tais como: melhor capacitação dos licenciados, investimentos na infraestrutura educacional, e a maleabilidade dos professores em relação aos alunos, que notadamente mudam em vários aspectos, de geração para geração. Entretanto o que vemos na prática é algo diferente do que é sugerido, devido à resistência tradicionalista de muitos professores e diretores, que ainda insistem em serem “conteúdistas”.

Atualmente vivemos a “geração da tecnologia”, e a utilização dos aparelhos eletrônicos, tais como computadores, celulares, são características marcantes da sociedade atual, incluindo crianças e jovens. Outro fator inquestionável é a utilização das redes sociais, que vem como consequência dos hábitos cotidianos dos dias atuais.

Infelizmente, ainda existe aquele antigo conflito entre professores e alunos no que tange a utilização, paralelamente às aulas, desses recursos. E como se não bastasse, existem outros fatores que geram conflitos, como por exemplo, a maneira de se vestir, agir, falar e pensar, pois ao decorrer dos anos, esses padrões de vida sofrem intensas mudanças. Negar ou até mesmo procurar excluir essas questões presentes no nosso dia-a-dia, é uma logicamente impossível, com isso concluímos que uma a maneira plausível de resolver esses dilemas seria aliarmos aos valores da atualidade, associando a tecnologia, que se usada de maneira correta, se torna uma forte aliada aos objetivos da educação.

A partir dessa linha de raciocínio, procuramos apresentar o método comumente utilizado nos dias atuais, o das aulas online, conhecido por muitos como ‘’ vídeo aulas’’. A escolha desse recurso foi em consequência do objetivo proposto pela disciplina de embriologia, na Universidade Federal de Viçosa – campus Floresatal – MG, professor Eduardo França Castro, que tinha como tema ‘’ Novos olhares para o estudo da biologia do desenvolvimento’’.

Logicamente a utilização desse método não é uma novidade tecnológica, porém na educação básica, devido à grande resistência por parte das escolas, a exploração desse recurso, que é tão bem sucedido em vários os aspectos, é algo ainda distante da nossa realidade.

Nomes como Jubilut, Otávio Plazzi, Rubéns Oda, e diversas instituições vem cada vez mais conquistando o gosto popular, uma vez que o trabalho de todos esses são reconhecidos pelas suas praticidades e através bons resultados obtidos de seus adeptos.

Outro fator também muito relevante são as redes sociais, pois nos dias atuais as maiorias das pessoas possuem algum vínculo com esse meio. Com isso decidimos testar a metodologia das aulas online disponibilizando aos alunos em uma rede social, o FACEBOOK.

Resultados e Discussões


A proposta do trabalho foi à realização de uma pesquisa cientifica que resulte em dados estáticos, a fim de comprovar se a utilização das
redes sociais para o ensino da Biologia do Desenvolvimento, e se a mesma possui eficácia ou não, com o intuito de beneficiar estudantes a partir do manuseio desses meios.

Foi aplicado o primeiro questionário para uma turma que está cursando o terceiro ano do Ensino médio. O mesmo possuía dez questões relacionadas à Biologia do Desenvolvimento, sendo que quatro dessas eram perguntas que os alunos deveriam se posicionar e responder de forma pessoal.

Cerca de vinte e cinco alunos fizeram o questionário inicial o qual obteve os seguintes resultados: [pic 3]

Total de Erros e Acertos acerca do questionário inicial
Os alunos demonstraram um percentual de acertos muito baixo em relação ao conhecimento da Embriologia, pois as perguntas eram sobre assuntos que deveriam ser trabalhados desde o Ensino Fundamental.

As questões não eram específicas de cada conteúdo da Embriologia, e sim muito diversificadas. Foi realizada a frequência de erros e acertos específicos de cada questão com intuito de verificar a defasagem de conteúdo e do aprendizado geral dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (281.6 Kb)   docx (80.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com