TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envelhecimento

Artigos Científicos: Envelhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 11

1.1 A Pele

Sendo composta por duas camadas, a epiderme, mais externa, composta de células epiteliais intimamente unidas caracterizada por conter cinco camadas, que se reproduzem na mais inferior sendo queratinizadas conforme se afastam até a camada mais externa na proteção. A derme, uma camada mais profunda, é composta de um tecido denso, irregular, onde são encontradas fibras colágenas, elásticas e reticulares, dividida em duas partes: a papilar, que é mais irrigada, maior produtora de colágeno e, elastina devido ao maior número de fibroblasto; e a derme reticular que confere maior resistência à pele (GUIRRO, 2002; JUNQUEIRA, 2008).

Internamente na derme, há uma perda de 2% da sua espessura em indivíduos idosos. As fibras elásticas se tornam fragmentadas e o acumulo de seu material é anormal. Já nas fibras de colágeno, ocorrem alterações na produção e desorganização, ocorrendo alterações nas glicosaminoglicanas, ressaltando que a pele idosa é avascular e acelular (BAUMANN 2004; YAAR; GILCHREST, 2011; GOMS; DAMAZIO, 2009).

1.1.1 Epiderme

A epiderme é uma camada estratificada e queratinizada, composta essencialmente de queratinocitos. Sua espessura varia aproximadamente de 0,04 a 1,5 mm, 95% das células que compõem a epiderme são queratinócitos organizados em 4 camadas que se renovam continuamente. A camada basal dos queratinocitos repousa sobre a membrana basal, mais conhecida como camada germinativa, que as células se dividem para ocorrer à renovação da epiderme. À medida que as células se separam da membrana basal e avançam para a superfície, seu corpo adquire cada vez mais filamentos de queratina, ocasionando um aumento a sua resistência mecânica. Na camada mais externa da epiderme é a camada córnea onde se encontram as células mortas (Próteses vivas de pele Humana, Radovan Borojevic; Patricia Serricella pag 16).

1.1.1.1 População Queratocítica

[escrever algo aqui]

1.1.1.1.1 Camada Basal

É a camada mais profunda da epiderme, delimitando-se com a derme. É constituída habitualmente por única camada de queratinócitos que possuem citoplasma basófilo e núcleos grandes, alongados, ovais e hipercromáticos, em contínua divisão mitótica. A nutrição ocorre por elementos de uma única fila de células de forma prismática situadas sobre uma membrana basal que separa a epiderme da derme.

[procurar uma referência p o parágrafo acima, pois medpedia não é referencia confiável]

1.1.1.1.2 Camada Espinhosa ou Malpighiana

Situa-se logo acima da camada basal e é formada por 5 a 10 camadas de queratinócitos com configuração poliédrica, achatando-se progressivamente em direção à superfície, com seus maiores eixos paralelos a esta. Nesta camada que se inicia o processo de queratinizacao, em que os pequenos filamentos de queratina (desmossomos), atravessam o citoplasma da célula e se une a células vizinhas, os poros que estão entre as células espinhosas são para que ocorra a passagem de nutrientes conferindo a este um aspecto espinhoso (PELE ESTRUTURA PROPRIEDADES E ENVELHECIMENTO PAG 24; 3 EDICAO; INÊS; CAMARGO; HARRIS;).

1.1.1.1.3 Camada Granulosa

Uma de suas principais características é a rica presença dos grânulos de queratina em suas células. Nesta ocorre à síntese das proteínas responsáveis pela adequada estruturação do estrato córneo (MASSAGEM AYURVEDICA NA REVITALIZACAO CUTANEA FACIAL COM PRINCIPIOS DE ORIGEM VEGETAL; PG21; SOUZA; ROCHA; CERUTTI; CORDOVA; MARQUES; 2008; )

Essas células começam a perder sua forma poliédrica e vão tornando-se cada vez mais achatadas, ao chegarem próximo a superfície, e assim iram perdendo seus núcleos e os componentes, ao chegarem próximo a superfície, e assim iram perdendo seus núcleos e os componentes do citoplasma, transformando-se em células mortas, anucleadas e preenchidas por um complexo formando por filamentos de citoqueratinas e uma matriz proteica amorfa, por isso seu aspecto de escamas compondo a cobertura superficial impermeável a água, como involucrina, queratolinina, pancorlinas e loricrina (HISTOLOGIA FUNCIONAL; YOUNG; LOWE; STEVENS; HEATH; 5 EDICAO; PAG 168; 2009)

1.1.1.1.4 Estrato lúcido

São células que estão parcialmente preenchidas por queratina, uma proteína formada pela associação entre os tonofilamentos e os grânulos de querato-hialina; são células anucleadas. O estrato lúcido está na região palmoplantar (palma das mãos e planta dos pés). (Corpo Humano I, Sistema tegumentar: pele e anexos, aula 6 http://ucbweb2.castelobranco.br/webcaf/arquivos/13087/10968/pele.pdf).

[procurar outra referencia, internet não é confiável]

1.1.1.1.5 Camada Córnea

É a camada mais superficial da pele (epiderme), sendo maior nas palmas das mãos e plantas dos pés, constituída por uma membrana única, perfurada pelos orifícios dos pelos e das glândulas sudoríparas. O processo de maturação dos queratinócitos está completo no estrato córneo, apresentando células anucleadas com um sistema de filamentos de queratina imerso em uma matriz contínua circundada por membrana celular espessada. (PELE ESTRUTURA PROPRIEDADES E ENVELHECIMENTO; PAG 26; 3 EDICAO; MARIA INÊS; NOGUEIRA DE CAMARGO; HARRIS;).

1.1.1.2 População Não-queratocítica

[escrever algo aqui]

1.1.1.2.1 Melanócitos

São células dendríticas que se originam na ectodérmica e sintetizam um pigmento melânico. Localizam-se na camada basal e seus dendritos estendem-se por longas distâncias na epiderme, fica em contato com muitos queratinócitos para os quais transfere melanina. O melanócito e os queratinócitos com os quais se relaciona constituem as unidades epidermomelânicas da pele, numa proporção de 1 para 36, respectivamente. Nos indivíduos de cor branca, a melanina é degradada pela atividade lisossômica dos queratinócitos, já na pele negra a melanina é mais estável (Segundo Junqueira L, C, Carneiro, J Histologia básica).

1.1.1.2.2 Células de Langerhans

São células intra-epidérmicas, de fácil reconhecimento na camada espinhosa, estão presentes na parte superior da derme, sempre arrodeada de pequenos vasos sanguíneos. O núcleo desta é lobulados irregulares e seu citoplasma tem origem na medula óssea (HISTOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com