TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistemas Brasileiros

Por:   •  23/10/2020  •  Abstract  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

UFF – UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

 

 

BRENDA OLIVEIRA MOREIRA

 

 

 

 

ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

 

 

 

 Desenho Industrial

Rio Bonito – RJ

2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .............................................................................................. 03
  2. FLORESTA AMAZONICA ............................................................................ 04
  3. PANTANAL MATO-GROSSENSE ............................................................... 04
  4. CAMPOS SULINOS (PAMPAS) ................................................................... 04
  5. CAATINGA ................................................................................................... 04
  6. RESTINGA ................................................................................................... 05
  7. MANGUEZAL (MANGUE) ............................................................................ 05
  8. CERRADO .................................................................................................... 06
  9. MATA DE COCAIS ....................................................................................... 06
  10. MATA DE ARAUCÁRIA ............................................................................... 07
  11. MATA ATLÂNTICA ...................................................................................... 07
  12. BIBLIOGRAFIA ............................................................................................ 08


  1. INTRODUÇÃO

O Brasil possui uma grande diversidade de biomas e ecossistemas. Quase todo o seu território está situado na zona tropical, por isso, o país recebe bastante quantidade de calor durante todo o ano, o que favorece essa enorme diversidade.

Este trabalho visa resumir um pouco de cada ecossistema presente no território brasileiro, explicando suas características.


  1. FLORESTA AMAZÔNICA

A floresta amazônica é a maior floresta tropical do planeta, estendendo-se por nove países da América do Sul. É no Brasil que a maior parte da floresta está localizada, distribuindo-se por nove estados recobrindo cerca de 40% do território nacional.

A parte presente no país, situa-se na região norte, onde o clima é quente e úmido, com umidade elevada durante todo o ano, o que favorece a sobrevivência da cobertura vegetal com árvores de grande porte e folhas sempre verdes. Possui chuvas frequentes e abundantes. Apresenta flora exuberante e é habitada por inúmeras espécies de animais como o peixe-boi, o boto, o pirarucu, e a arara. Possui clima equatorial úmido e uma variedade de fisionomias vegetais, apresentando, até o momento, 1,5 milhão de espécies de vegetais identificadas por cientistas.

  1. PANTANAL MATO-GROSSENSE

Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, engloba parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Possui o clima tropical continental e é a área que representa a terra úmida mais importante e conhecida do mundo (maior planície de inundação do planeta), com espantosos índices de biodiversidade animal. Sofre a influência de diversos ecossistemas, como o Cerrado, a Floresta Amazônica, e a Mata Atlântica, assim como os ciclos de seca e cheia, e de temperaturas elevadas. É também o local escolhido como pouso de milhões de pássaros, entre eles os tuiuiús, a ave-símbolo da região. Os cervos-do-pantanal, bem mais raros, também fazem parte da fauna local.

  1. CAMPOS SULINOS (PAMPAS)

Os campos sulinos são formações campestres que ocorrem em locais onde a região de relevo apresenta topos arredondados. Encontrados no sul do país, passando do interior do Paraná e Santa Catarina até o sul do Rio Grande do Sul, são conhecidos como Pampas, e representam um tipo de pradaria. Possuem o clima subtropical, com as quatro estações do ano bem definidas. Em geral, há predomínio das gramíneas (que são características de pradarias) e possuem uma fauna diversa, encontrando-se por lá animais como o ratão-do-banhado, preá e vários tipos de cobras, mas devido as suas características, é um ecossistema no qual há uma forte atividade de pecuária.

  1. CAATINGA

A caatinga é característica da região nordeste e representa 10% do território brasileiro. Possui baixa biodiversidade decorrente do clima semiárido muito severo com elevado período de seca. Tem a sua vegetação formada por plantas xeromórficas, que possuem folhas transformadas em espinhos, cutículas impermeáveis e caules que armazenam água. A sua vegetação adaptada ao clima seco é uma de suas principais características. Já a sua fauna inclui as cobras cascavel e jiboia, o gambá, a gralha, o veado-catingueiro, entre outros...

  1. RESTINGA

As restingas brasileiras não formam um único ecossistema, mas diversos ecossistemas, apresentando variações na biodiversidade em cada região.

É um ecossistema típico do litoral brasileiro, formado por uma vegetação que vive sob a influência direta do mar, exposta a água salgada e à levada salinidade do solo. Da areia de uma praia, inicia-se a restinga com plantas rasteiras que se fixam no solo arenoso e suportam os respingos do mar. Essa vegetação rasteira ajuda a proteger e conservar o solo, que fica em parte, submerso pela maré alta. Encontramos nesse ecossistema animais como maria-farinha, besourinho-da-praia, viúva-negra, gavião-se-coleira, coruja-buraqueira, tiê-sangue e perereca, entre outros.

É um ecossistema que sofre grande devastação por causa do interesse comercial na construção de imóveis na beira das praias. Essa devastação gera desequilíbrios em outros ecossistemas que interagem com a restinga, como os manguezais e a própria praia. Dunas de areia podem se desestabilizar com a retirada da vegetação e o nível de umidade na região se altera.

  1. MANGUEZAL (MANGUE)

Os manguezais brasileiros distribuem-se pela região litorânea, desde o Amapá até Santa Catarina, constituindo uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Ocorrem em estuários, que são regiões onde os rios se encontram com o mar. Por isso, sofrem influência das marés e suas águas apresentam salinidade mais baixa que a do mar. Na maré alta, a água invade os manguezais; na maré baixa, recua para o mar, expondo o solo lodoso e rico em nutrientes. Sua vegetação apresenta um pequeno número de espécies de árvores, que possuem raízes-escoras (raízes com adaptações ao solo lamacento e com baixo teor de gás oxigênio).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com