TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ecossistemas Brasileiros

Por:   •  24/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E MEIO AMBIENTE

Disciplina: Engenharia e Meio Ambiente – turma A1

Professor: Antônio Carlos Sá de Gusmão, D.Sc.

Período: 2021/2º (21/10/2021 a 12/02/2022)

Aula 2: Importância dos Ecossistemas – Parte 2 (05/11/2021)

Prazo de entrega: 11/11/2021 – 13:00hs

Aluno: Gabriele Gomes Coelho

PESQUISA E RESUMO DOS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

Discorra sobre os Ecossistemas Brasileiros, fazendo uma pequena introdução do tema. O resumo deverá conter uma descrição dos ecossistemas brasileiros, com um desenvolvimento do conteúdo de cada um deles, uma conclusão e referências bibliográficas de consulta.

Ecossistema é um conjunto formado por organismos vivos que compõem os ambientes que habitam, a forma como interagem com o meio e o clima do local.

Os principais ecossistemas do Brasil são Caatinga, Cerrado, Floresta Amazônica, Manguezal, Mata de Araucárias, Mata dos Cocais, Pampas, Pantanal Mato-Grossense e Restinga.

Caatinga: tem um clima predominantemente seco, sua vegetação (como cactos que as folhas são espinhos para não perder água) e animais (como camelos e cobras) da região são habituados a falta d’água – retem líquidos – e a alta temperatura (m).

Cerrado: tem a vegetação predominantemente rasteira, poucas arvores grandes (Buriti) em regiões com características florestais (Carradão) e tem o clima quente. Possui períodos clássicos de chuva e seca.

Floresta Amazônica: é o maior ecossistema brasileiro, tem tanto a fauna quanto a flora rica em biodiversidade, tem um clima quente e úmido com grandes arvores e muitos rios, sendo vasto tanto em cima do solo quanto dentro dele e também nas águas.

Manguezal: é também conhecido como Mangue, é local de nascimento de peixes, aves e caranguejos. Os solos são lodosos e ricos em nutrientes, os tipos de árvores são poucos já que são habituadas as raízes a prenderem as plantas no solo duvidoso.

Mata de Araucárias: é caracterizada principalmente pela temperatura mais baixa e os tipos de arvores mais característicos (Pinheiro-do-Paraná, conhecido como Araucária). E também é uma mata de transição e está localizado no Bioma da Mata Atlântica.

Mata dos Cocais: é também conhecida como Mata de Transição, já que fica no meio da Mata Amazônia e a Caatinga. Tem um clima equatorial úmido e semiárido ao leste, marcado por invernos secos e verões chuvosos. Tem esse nome devido a excessividade de cocais na região. Também conhecida como floresta secundária por causa de desmatamentos anteriores.

Pampas: é também conhecido como Campos Sulinos e são formados por campestres no sul do Brasil, um lugar predominante de plantas rasteiras e animais de pastos, pequenos ou rastejantes (são encontrados vários tipos de cobras).

Pantanal Mato-Grossense: é localizado na região do Centro-Oeste brasileiro, é a maior planície alagada do mundo e tem uma grande diversidade aquática devido as grandes cheias; muito influenciado pelos ciclos de cheias e secas, possui temperaturas elevadas.

Restinga: é localizada no litoral, vegetação rasteira. Os seres vivos são estão habituados a areia e são ricos em sais minerais, já que parte do solo está sempre inundado pelo mar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (354.3 Kb)   docx (150.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com