TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ecossistemas Brasileiros

Por:   •  12/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.794 Palavras (12 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 12

ECOSSISTEMAS BRASILEIRO

Primeiramente, é importante ressaltar que o ecossistema é essencial para o bem-estar e para a vida do ser humano, já que é por intermédio dela que nós retiramos os nossos alimentos, além de fornecerem a regulação do clima, regulação hídrica, benefícios culturais e espirituais, entre outros.

O Brasil é formado pelos seguintes ecossistemas, são eles: Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampas, Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Manguezal, Restinga, Mata dos Cocais e Mata das Araucárias.

CERRADO

O cerrado é um ecossistema localizado, principalmente, no centro oeste do Brasil, e é considerado o segundo maior ecossistema brasileiro, ocupando cerca de 23% do território nacional. E também, abriga 5% de toda biodiversidade do planeta, sendo considerado a savana mais abastada do mundo.

O clima geral do serrado é do tipo Tropical Sazonal, caracterizado por duas estações bem definidas: um verão chuvoso, que inicia no mês de outubro e se estende até abril; e outro por inverno seco, marcada por profunda deficiência hídrica, que se inicia entre o mês de maio e vai até setembro. É um lugar com grande incidência solar, favorecendo o período da seca.

O relevo tem o predomínio de vastas áreas planas com algumas ondulações, estendendo-se por imensos planaltos ou chapadões.

O solo do cerrado, no geral, é profundo, ácido, poroso, permeável e bem drenado, e por isso, ele tem uma aparência mais seca e com baixa retenção de água e, também é um solo pobre em nutrientes, tornando-o com baixa fertilidade. As principais classes de solos do bioma Cerrado são: Latossolos, que é o predominante, Areias Quartzosas, Podzólicos, Plintossolos, Solos Litólicos e Litossolos.

O cerrado é considerado o berço das águas do Brasil por alimentar importantes regiões hidrográficas, onde podemos destacar as bacias dos rios Araguaia-Tocantins, do Rio São Francisco e do Rio Paraná.

A vegetação é predominantemente composta por arbustos baixos, gramíneas, árvores com troncos retorcidos, casca grossa e raízes profundas, bem esparsas umas das outras. Outra característica da vegetação é a diversidade onde se sabem que sua flora é composta por mais de 12 mil espécies de plantas e cerca de quatro mil delas são endêmicas, como exemplo, podemos citar o pequi, pau-terra, barbatimão, ipê, capim-dourado, arnica-do-cerrado, canela-de-ema.

Estima-se que há cerca de 320 mil espécies de seres vivos no cerrado e maior parte são de espécies de vírus. Alguns dos exemplos dos animais que são encontrados no cerrado são: ema, lobo guará, pato mergulhão, tamanduá-bandeira.

Ema lobo-guará tamanduá-bandeira

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cerrado-1.htm

CAATINGA

A caatinga é um ecossistema localizado predominantemente na região do nordeste brasileiro. A palavra caatinga vem do tupi e significa “mata ou floresta branca”. Esse bioma não é encontrado em nenhuma outra região do mundo, sendo assim, é um bioma 100% brasileiro.

O clima predominante da caatinga é o semiárido, quase desértico, caracterizado pela escassez de chuvas e sol forte, onde a temperatura do solo pode atingir 60°C, acelerando o processo de evaporação da água, por isso, os rios da região são, em sua maioria, temporários.

O relevo é formado principalmente por depressões e planalto, além das serras e chapadas.

https://pontobiologia.com.br/7- curiosidades-sobre-a-caatinga/

O solo da caatinga é predominantemente raso e bastante pedregoso, com textura argilosa e arenosa.

A vegetação desse bioma apresenta plantas com caules meio tortas, espinhentas, de folhas pequenas que caem na estação seca. Desenvolveu uma adaptação chamada de “xeromorfismo”, onde as folhas se transformaram em espinhos, reduzindo a perda da água; caules que armazenam água e raízes profundas.

Umbuzeiro Barriguda Mandacaru

https://escolaeducacao.com.br/flora-da-caatinga/

Os fauna dessa região também passam por adaptações à época de seca, dois exemplos disso é a migração para regiões úmidas e a reprodução acelerada para garantir que a sua espécie continue viva no ambiente. Na caatinga também existem muitos animais endêmicos, que atualmente se encontram em processo de extinção, como a arara-azul-de-lear.

arara-azul-de-lear.

https://www.preparaenem.com/geografia/caatinga.htm

PANTANAL

O pantanal é considerado a maior planície inundada continua do mundo e é o menor bioma brasileiro. Está localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O clima é predominantemente tropical caracterizando um inverno bastante seco e um verão quente e chuvoso.

O pantanal está localizado em um relevo onde todo seu entorno é formado por planaltos formando, assim, uma planície aluvial.

Imagem do Pantanal Sul-mato-grossense. Foto: Reynaldo Brandão

O solo do pantanal é arenosa e suporta pastagens nativas, que servem de alimento para herbívoros da região e para o gado bovino, introduzido pelos colonizadores da área.

Um dos aspectos mais interessantes do pantanal é a alta densidade de várias espécies dos grandes vertebrados brasileiros, não encontrada em nenhum outro lugar do continente. Dentre os animais dessa região podemos destacar: a capivara, a sucuri, a ariranha e o jacaré-do-pantanal.

A vegetação é influenciada pela mata amazônica e pelo cerrado. A mata ciliar é predominante nesse bioma.

O Pantanal é o bioma mais preservado do Brasil, por manter, ainda, 84% de sua paisagem original. Por isso, muitas espécies de animais e de plantas vivem lá, o que é difícil de ver em biomas como a Mata Atlântica e o Cerrado.

PAMPAS

Pampas também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com