TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola De Frankfurt

Trabalho Escolar: Escola De Frankfurt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2012  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  1.991 Visualizações

Página 1 de 8

Escola de Frankfurt

Professor(a) Silvio Almeida

São Paulo

2011

Sumário

1. Escola de Frankfurt......................................................................................03

1.1 Origem.........................................................................................................03

2. Principais Membros da Escola.....................................................................03

2.1 Max Horkheimer.........................................................................................03

2.2 Theodor Wiesengrund-Adorno...................................................................04

2.3 Herbert Marcuse.........................................................................................04

2.4 Walter Benjamim........................................................................................05

3. Fundamentos Críticos da Ciência Social – Teoria Crítica.............................06

3.1 Razão Instrumental.....................................................................................07

3.2 Razão Critica..............................................................................................08

Referencias.......................................................................................................10

1. Escola de Frankfurt

1.1 Origem

A Escola denominada “Institut fur Sozialforschung” - Instituto de Pesquisa Social - foi fundada em 22 de junho de 1924, por um grupo de pensadores que queriam entender a sociedade de modo multidisciplinar e buscavam criar uma teoria social. Inicialmente foi administrada sob direção de Carl Grunberg que era um economista austríaco. Possuía um anexo no auditório da Universidade de Frankfurt onde era filiada a maior universidade Alemã.

A origem deste instituto nasceu com o jovem Felix Weil de apenas 25 anos, que convenceu seu pai Herman Weil (judeu que possuía muitas riquezas) a apoiar à instituição que tinha como seguimento a tradicional teoria social de Karl Marx. A instituição tinha total autonomia e era ligada ao Ministério da Educação e Cultura da Prússia.

Em 1931 Carl Grunberg foi substituído por Max Horkheimer (época de ascensão de Hitler e Stalin), que ao assumir o cargo de diretor recrutou os mais talentosos teóricos da época, dentre eles Herbert Marcuse (filosofo), Theodor Adorno (psicólogo, filosofo e musico) e Walter Benjamin (crítico literário).

2. Principais Membros da Escola

Max, Marcuse, Adorno e Benjamin foram teóricos que tinham como base o mesmo pensamento teórico de Karl Max. A seguir será exposta a história de cada um para que por fim possa ser estudada a famosa teoria criada pela escola (Teoria Crítica).

2.1 Max Horkheimer

Foi o principal diretor do instituto após o afastamento de Grunger. Nasceu em 14 de fevereiro de 1895 em Stuttgart e veio a falecer em 09 de julho de 1973 em Nuremberg. Era professor da Escola Frankfurt e em 1934 teve que partir para os Estados Unidos para se refugiar, onde lecionou na Universidade da Columbia. Permaneceu nos Estados Unidos até seu retorno em 1949, onde juntamente com Adorno começaram a reorganizar o instituto.

Dos seus maiores trabalhos, os mais importantes são: Materialismo e Metafísica (1930), Um novo conceito de Ideologia (1930), O Problema da Verdade (1935), Ultimo Ataque a Metafísica (1937) e Teoria Tradicional e Teoria Critica (1937).

2.2 Theodor Wiesengrund-Adorno

Adorno nasceu em 1903 na cidade onde fez seus primeiros estudos (Frankfurt), onde graduo-se em filosofia. Estudou também musica, juntamente com Alban Berg. Escreveu em 1932, “A Situação Social da Musica”, que deu inicio a demais trabalhos, tais como “Fragmento sobre Wagner (1939) e Sobre Musica Popular (1941)”. Faleceu em 1969.

Em 1933, como os demais pensadores da Alemanha, Adorno teve que se refugiar na Inglaterra, onde lecionou na Universidade de Oxford. Após o ano de 1937, mudou-se para os Estados Unidos e junto com Max, escreveu a Obra Dialética do Iluminismo.

A obra “Sociedade Autoritária” foi publicada em 1950 e mais adiante tornou-se um modelo de sociologia empírica. Neste mesmo ano Adorno retornou para Frankfurt onde ajudou a reorganizar o instituto de Pesquisas Sociais e escreveu suas obras mais conhecidas, dentre elas “Metacrítica da Teoria do Conhecimento” (1956), “Dialética Negativa” (1966) e “Três estudos sobre Hegel” (1969).

2.3 Herbert Marcuse

Marcuse nasceu em agosto de 1898 em Berlim. Desde jovem participou de diversos movimentos revolucionários, dentre eles “O Spartakista”. Em 1927, conseguiu concluir seu doutorado de filosofia, escrevendo uma tese sobre Hegel, que em 1932 tornou-se um livro chamado “Ontologia de Hegel e o fundamento de uma teoria da historicidade”. Em 1933 Marcuse foge para Genebra (por causa da ascensão do nazismo). Já em 1934 une-se a Adorno e Max onde juntos realizaram diversas pesquisas, dentre elas a Teoria Critica.

Ao estudar sobre Hegel, Marcuse utiliza a filosofia helegiana. Hegel por sua vez teve uma vida muito complicada e por causa disso houve uma serie de dificuldades para se aprofundar em seus estudos. Hegel escrevia seus livros duas vezes, onde na primeira esclarecia sobre o assunto e na segunda ele revisava e deixava somente o importante.

Marcuse utiliza em Hegel duas teorias: Idéia de Razão e Idéia de Negatividade. A razão é a manifestação completa do homem em relação a uma necessidade, sendo esta uma faculdade humana. Essa necessidade tem como base alcançar aquilo que desejamos e não temos no momento que vem acompanhado pela possibilidade em se obter a coisa pretendida.

Já a Idéia de Negatividade vem pelo modo critico que Hegel manifesta em relação ao modo de vida usando a dialética para tentar entender a relação entre razão e dialética (tese, antítese e síntese). Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com