TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas das Células Eucariontes e Procariontes

Por:   •  29/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.182 Palavras (9 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 9

Atividade 2-

Estruturas das células eucariontes e procariontes

Lâmina de Mitose- raiz de cebola

Mata mental em anexo

Lâmina de Bochecha HE

Lâmina de Streptococcus Pyogenes

Lâmina de Raiz de Cebola (Mitose) HF

Lâmina de Estômago HE

Lâmina de Fígado (Porco) HE

Lâmina de Pâncreas (Cão) HF

Lâmina de Intestino Delgado (Cobaia) HE

Lâmina de Traqueia e Esôfago (Porco) HE

Lâmina de Testículo e Epidídimo (Rato) HE

Lâmina de Raiz de Cebola (Mitose) HF

Lâmina de Intestino Grosso (Porco) HE

Lâmina de Ovário (Gata) HE

Lâmina de Bochecha HE

0-Desenvolvimento

0.1-Procedimentos práticos

0.1.2-Atividade

1-Estruturas referentes ao microscópio óptico

0.1.2.2-Partes do microscópio óptico

O microscópio óptico utiliza a luz e um conjunto de lentes para ampliar o tamanho de amostras analisadas. Dessa forma, possui diversos componentes que possibilitam uma observação eficiente de diversos materiais. Sua composição é dividida em partes mecânicas e ópticas.

Lentes objetivas: São capazes de aumentar um objeto em até 100x.

Oculares: Em geral, com um aumento de até 15x, é a lente utilizada diretamente pelo observador.

Diafragma: Regula a quantidade de luz que entra no condensador.

Condensador: Concentra os feixes de luz sobre a amostra.

Fonte de luz: Geralmente, trata-se de uma iluminação de baixa voltagem.

0.2.2.3--Componentes mecânicos do microscópio óptico.

Canhão: Utilizado como suporte para as lentes.

Revólver: Disco que acomoda as objetivas, possibilitando a modificação da lente através da rotação.

Platina: Local onde se apoia a lâmina para observação da amostra.

Macrométrico e micrométrico: Responsáveis por focar a amostra ao movimentar a platina.

Braço: É um suporte para as demais peças do microscópio.

Base: Peça que dá sustentação ao microscópio.

Algumas peças podem variar em cada tipo de microscópio. Microscópio de polarização utiliza dois filtros polarizadores para analisar objetos de acordo com sua interação com a luz. Já os microscópios ultravioletas, utilizam uma luz UV como fonte de luz. Microscópios digitais, possuem uma câmera que possibilita a observação em um dispositivo de imagens. Há, ainda, os estereoscópios que possuem a iluminação proveniente da parte superior. Microscópio de campo escuro, utiliza um condensador de campo escuro, para amostras com pouco contraste. Já o microscópio de contraste de fase utiliza um anel de mudança de fase, localizado logo após a lente.

Atividade 2-

Estruturas das células eucariontes e procariontes

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) das Ciências da Natureza apontam a Biologia como uma área do conhecimento, cujo objeto de estudo é o fenômeno da vida em seus diferentes aspectos, sendo a célula a unidade morfofisiológica de todos os organismos vivos presente na Terra (BRASIL, 2000). Considerando a célula a premissa formadora de todos os seres vivos, na Biologia, apresenta-se em um grupo de conteúdos que envolvem fenômenos e processos abstratos e complexos, com terminologias e nomenclaturas de difícil compreensão, os quais não se enquadram, em muitos casos, no cotidiano dos estudantes (SILVEIRA, 2013; NEVES, 2015).

Células eucarióticas, em geral, são maiores e mais elaboradas do que as Bactérias e Archaea. Algumas vivem vidas independentes, como organismos unicelulares, como as amebas e as leveduras; outras vivem em agrupamentos multicelulares. Todos os organismos multicelulares mais complexos – incluindo plantas, animais e fungos – são formados a partir de células eucarióticas. Por definição, todas as células eucarióticas possuem um núcleo. Mas a posse de um núcleo significa possuir também uma variedade de outras organelas, estruturas subcelulares que realizam funções especializadas. A maioria dessas é igualmente comum a todos os organismos eucarióticos (ALBERTS et al, 2011, p. 16) Quando visualizadas em microscopia eletrônica as principais características das células eucarióticas animais e vegetais são a presença de um núcleo bem definido e um sistema de endomembranas (organelas). São constituídas por membrana plasmática que delimita um citosol com ribossomos, citoesqueleto, centrossomo; o núcleo é delimitado pelo envelope nuclear poroso, com cromatina e nucléolo; no citoplasma há retículo endoplasmático, aparelho golgiense, lisossomos, vesículas, peroxissomos, mitocôndrias. O centrossomo com par de centríolos está presente na célula eucariótica animal (ALBERTS et al, 2006). A célula eucariótica vegetal se diferencia da eucariótica animal por possuir vacúolos, plastídeos e uma parede celular rígida, sendo a celulose o principal componente da parede; possuem um vacúolo que ocupa de 5 a 95% do volume celular e que tem um papel importante no crescimento e na manutenção do turgor celular, atuando também na degradação de macromoléculas e servindo como depósito de substâncias; os plastos, que só existem nas eucarióticas vegetais, são de diferentes tipos e possuem genoma próprio; os cloroplastos são os responsáveis pela a fotossíntese (JUNQUEIRA; CARNEIRO; 2005)

Células Procariontes "As células procariontes (do latim pro - primeiro e cario - núcleo) podem ser definidas, grosso modo, como as células que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear. Isso quer dizer que seu material genético

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com