TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido - Bactérias

Artigo: Estudo Dirigido - Bactérias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  2.234 Visualizações

Página 1 de 3

Documentário – Vídeo Bactérias

(Discovery)

1. O que você sabe sobre o modo como as bactérias mudam e se adaptam a novos ambientes?

As bactérias são as vidas mais antigas da terra com isso conseguem se adaptar a muitos ambientes, sejam eles quentes, frios, ácidos, onde há falta de água e até em lugares extremamente tóxicos, graças a ajuda dos endósporos que são as células de repouso que ajudam a essas bactérias a sobreviverem aos mais severos tipos de ambiente por até milhares de anos, e também pelo seu bom aproveitamento de nutrientes e oxigênio. A medida que vão se adaptando a esses lugares vão se tornando cada vez mais resistentes, modificando assim seus mecanismos, se fazendo assim, adaptadas a muitos ambientes.

2. Como elas se reproduzem?

As bactérias se reproduzem por bipartição, primeiramente a célula cresce, em seguida o DNA contido no núcleo da bactéria, divide-se, dando origem a outra bactéria geneticamente idêntica. Esse processo acontece em menos de uma hora, algumas espécies se reproduzem de 20 em 20 minutos. Existe também a reprodução por esporos, ela também pode transferir o matérias genético para outra. Além disso as bactérias tem a capacidade de incorporar ao seu DNA minúsculos fragmentos de materiais genéticos dispersos no ar.

3. Quais os efeitos nocivos e benéficos das bactérias no corpo humano e no ambiente?

Os benefícios desses microorganismos são inúmeros. Quando atuam no intestino, formando a flora intestinal, cerca de três trilhões de bactérias entre estas as benéficas (probióticas), estão presentes em produtos industrializados como iogurtes, leites fermentados, suplementos de levedura, tomate, elas combatem a diarreia através de produção de substâncias antimicrobianas que inibem o crescimento das más bactérias. Previnem inflamações gastrointestinais através de lactobacilos, melhoram a digestão por secretarem enzimas que interferem na digestão de proteínas. A E. colli ajuda na transformação no nosso alimento em açúcar e vitaminas e até nos mantém saudáveis por ocupar espaços que se não fosse por elas seriam ocupadas por bactérias que causadoras de doenças. Porém algumas bactérias são fatais como a Clostrídea botulínica, a causadora do Botulismo que chegou até ser a substancia mais tóxica do planeta e entre outras diversas que causam doenças infecciosas, como a Tuberculose - causada pelo Mycobacterium tuberculosis, é uma das doenças mais antigas conhecidas, apresentando assim, efeitos nocivos ao organismo.

As bactérias possuem grande importância ecológica, elas fixam o nitrogênio da atmosfera na forma de nitratos e as bactérias desinitrificantes que devolvem o nitrogênio dos nitratos da amônia para a atmosfera, as bactérias são também responsáveis pela decomposição ou deterioração da carne, do vinho e das verduras.

4. Como podemos nos proteger da contaminação por microorganismos patogênicos?

Os recentes casos de infecção hospitalar registrados no Brasil trouxeram à tona um problema de amplitude mundial: a resistência natural que microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, adquirem ao longo do tempo e que pode ser acelerada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com