TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Da Peça Tudo Bem Quando Termina Bem

Monografias: Estudo Dirigido Da Peça Tudo Bem Quando Termina Bem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2013  •  6.164 Palavras (25 Páginas)  •  1.616 Visualizações

Página 1 de 25

Estudo dirigido – Análise de texto teatral

 Leia e analise o texto de teatro assinado na lista destacando as questões a seguir:

• Quem é o autor (fazer pequena biografia) e em que período escreveu esse texto? Em seguida destaque outras peças desse mesmo autor.

• Qual o vínculo da obra com sua época de criação (considere as relações humanas com: a natureza, a sociedade, a família, elementos históricos e autobiográficos)? (Justifique sua resposta com passagens do texto)

• Em que época se passa a história?(Justifique sua resposta com passagens do texto)

• Qual o vínculo da obra com a nossa atualidade (considere as relações humanas com: a natureza, a sociedade, a família, elementos históricos e autobiográficos)? (Justifique sua resposta com passagens do texto)

• Qual a importância/relevância do texto para o campo teatral? (Justifique sua resposta com passagens do texto)

 Quantos personagens tem a peça? Quais os personagens principais? Descreva a função social de cada um e o modo como se vestem e se comportam.

 Destaque a UNIDADE DE AÇÃO (idéia central, objetivo e obstáculos) de um personagem, de acordo com a autora Pallotini (2006).

 Descreva os espaços dramáticos percebidos durante a leitura do texto. (Justifique sua resposta com passagens do texto)

 Retire do texto uma cena com os elementos que caracterizam o texto teatral.

 Faça um resumo da peça: resumir os acontecimentos principais. (máximo de 10 linhas).

PROJETO DE CENA

 Escolha um fragmento do texto (uma cena) e faça um projeto de cena destacando a quantidade de personagens e suas características principais. Em seguida descreva: o figurino, a maquiagem, o cenário, a sonoplastia, a iluminação, o espaço dramático e o espaço cênico.

Entregue o fragmento de texto com as adaptações dramatúrgicas. O tempo da cena deverá durar o mín. de 5min. e o max.10min.

Leia e analise o texto de teatro assinado na lista destacando as questões a seguir:

• Quem é o autor (fazer pequena biografia) e em que período escreveu esse texto? Em seguida destaque outras peças desse mesmo autor.

O autor do livro em questão, Tudo Bem Quando Termina Bem, é William Shakespeare, nascido no dia 23 de abril de 1964, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos. Sua primeira obra começa a ser escrita em 1590 e termina quatro anos depois que é a Comédia dos Erros mas durante esse tempo ele também escreveu 150 sonetos. Com diversas obras escritas destaco aqui apenas algumas, tais como: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Henrique IV e Ricardo III. Sendo assim, Shakespeare foi e é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos.

• Qual o vínculo da obra com sua época de criação (considere as relações humanas com: a natureza, a sociedade, a família, elementos históricos e autobiográficos)? (Justifique sua resposta com passagens do texto)

Neste ponto, a trama começa se desenvolver, o Rei com o poder da palavra, Helena com o poder de curar o rei e ser recompensada com o que quiser, e Bertram apesar de obedecer o rei, julga Helena com preconceito por ser a mesma de uma classe social inferior.

"REI — Pede-me o que quiseres.

HELENA — E obtê-lo-ei?

REI — Sim, pelo céu e meu penhor de rei.

HELENA — Tuas mãos reais, então, dar-me-ão o esposo que eu escolher por digno e donairoso, estando em ti ceder-mo, sem que medo conceber possas de um projeto tredo, de eu apontar um príncipe da França, que a tanto o meu querer não se abalança. Jamais imaginei que de futuro pudesse a ti ligar meu nome obscuro. Não; o vassalo que ora trago em mente, poderás conceder-me livremente.

REI — Eis minha mão, que recusar não há de quanto manifestar tua vontade, depois de me cumprires a promessa. Ora o momento de experiência apressa, porque eu, na qualidade de cliente, prometo ser-te em tudo obediente. Muito, ainda, desejava perguntar-te; mas com isso a confiança, que tua arte de início me inspirou, não cresceria: como vieste até aqui? E a companhia? Sê, portanto, bem-vinda e abençoada, sem maiores perguntas à chegada. A mão, aí! Se tua arte for potente, igualará tua cura o meu presente."

...

BERTRAM — Mas segue-se, senhor, que minha queda compense vossa cura? Sim, conheço-a; foi educada à custa de meu pai. Com a filha me casar de um pobre médico! Prefiro que a vergonha me acabrunhe.

• Em que época se passa a história?(Justifique sua resposta com passagens do texto)

A uma intertextualidade na estoria pois inicia em Rossilhão, região no sul da França, e depois segue para outros locais, incluindo Paris, Florença, Itália e Marcelha.

A história se passa por volta do ano de 1494, pois foi o ano em que houve a guerra de florença, a qual os nobres se despedem para seguir para guerra na passagem a seguir.

"(Clarins. Entra o rei com vários fidalgos moços, que se despedem para a guerra de Florença; Bertram, Parolles e pessoas do séqüito.)

REI — Jovens fidalgos, passai bem; que a vossa disposição guerreira se mantenha. Adeus, também, senhores. O conselho servirá para todos. Se ganhardes, dobrará de valor a recompensa, bastando para os dois.

PRIMEIRO NOBRE — O que almejamos, ao voltarmos da guerra como bravos, é encontrar Vossa Graça com saúde.

REI — Não, é impossível, posto se me negue o coração a confessar que abrigo concede ao mal que me bloqueia a vida. Adeus, jovens senhores; sede sempre, quer eu viva, quer morra, filhos dignos de dignos pais franceses. Que a alta Itália — cuja prole mirrada herdou somente a decadência do último governo — possa ver que não ides como simples cortejadores da honra, mas ansiosos por desposá-la, e que levais a cabo quanto intentais, onde os mais bravos tremem, porque muito alto a Fama vos consagre. Tomo a dizer: adeus."

• Qual o vínculo da obra com a nossa atualidade (considere as relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com