TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido De Bioquímica - Lipoproteínas

Pesquisas Acadêmicas: Estudo Dirigido De Bioquímica - Lipoproteínas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  1.318 Visualizações

Página 1 de 3

1) Nas partículas lipoproteicas encontramos lipídeos apolares, polares e proteínas. Identifique quimicamente os grupos citados acima e explique como esses componentes estão distribuídos na partícula. Justifique sua distribuição.

R: Os lipídios apolares seriam os triglicerídeos e os ésteres do colesterol, localizados no centro da partícula, a parte polar seria os fosfolipídios que compõe a membrana e as proteínas seriam as apoproteínas, que estão presentes na membrana também.

Essa distribuição é feita de maneira a otimizar o transporte dos lipídios.

2) Qual lipoproteína acredita-se conferir uma certa proteção contra doenças cardiovasculares? Explique.

R: A lipoproteína que podemos acreditar que confere uma proteção contra as doenças cardiovasculares são as HDL(S) , que são proteínas de baixa densidade que possuem afinidade á lipoproteína LDL que é uma lipoproteína que pode causar a aterosclerose que é uma doença cardiovascular. Como o HDL possui afinidade com o LDL , ele remove o colesterol (LDL) dos vasos e leva para o fígado onde será eliminado sendo que o acumulo de colesterol (LDL) nos vasos pode causa placas de ateroma que podem entupir os vasos cardiovasculares causando doenças.

3) Com relação à enzima LCAT,envolvida no metabolismo das lipoproteínas,descreva sua participação no transporte reverso de colesterol:

R: A enzima LCAT faz com que o HDL capte o colesterol dos tecidos periféricos. Levam o colesterol para o fígado por uma via direta e transferem os ésteres do colesterol para outras lipoproteínas. Estando no fígado, o colesterol pode ser reutilizado e participar de outras vias,ou ser eliminado pela bile.

4) Assinale a alternativa incorreta e justifique sua escolha:

a) Os quilomicrons são formados na célula da mucosa intestinal pela combinação de triglicerídeos e outros lipídeos com apo B-48.

b) A lipoproteína LDL-colesterol origina a IDL-colesterol pela lipólise progressiva dos triglicerídeos superficiais.

c) A lipoproteína HDL-colesterol medeia a remoção do excesso de colesterol das células periféricas, levando-o para o fígado para excreção.

d) Nenhuma das respostas acima.

R: Alternativa B. A IDL-colesterol resultam do catabolismo das VLDL e elas que são percursoras das LDL,sendo que a maior parte é removida da circulação pelos hepatócitos – ApoE.

5) A principal proteína responsável pelo transporte dos triglicerídeos endógenos é:

I) VLDL II) Quilomicrons III) LDL IV) HDL

Estão corretas:

A)As opções I e II

B) Somente a opção I

C) Somente a opção II

D) As opções I e IV

E) As opções I,II E III.

R: Opção B – Somente a opção I

6) Descreva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com