TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DIRIGIDO MICROBIOLOGIA

Por:   •  16/9/2021  •  Abstract  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo dirigido 1 (microbiologia)

1) Dê três exemplos do impacto dos microrganismos sobre os seres-humanos.

Os microrganismos podem causar doenças e também há aqueles que habitam nossa flora intestinal, dos quais não viveríamos sem. Há também os microrganismos que fazem fermentação e são responsáveis por produzir alimentos, por exemplo queijos e vinho.

2) Faça uma busca na internet sobre a taxa de mortalidade para as dez principais causas de morte atualmente no Brasil. Quais delas são doenças causadas por microrganismos? Quais delas poderiam ser evitadas por boas práticas ambientais e/ou de saneamento?

Dentre as principais causas de morte, as infecções em vias aéreas inferiores ocupa o quarto lugar de maior mortalidade no país. Essas infecções podem ser causadas por diversos vírus, como: Influenza, Adenovírus e até mesmo o Coronavírus. Com a preservação de florestas nativas, por exemplo, alguns destes vírus poderiam ser evitados, já que os animais permaneceriam em seus habitats naturais e evitariam o contato com seres-humanos.

3) Levante algumas hipóteses que poderiam suportar a ideia de que animais e plantas sucumbiriam caso os microrganismos desaparecessem do planeta. E se plantas e animais desaparecessem do planeta, os microrganismos sucumbiriam? Por quê?

Os seres-humanos não poderiam sobreviver sem os microrganismos e bactérias que habitam seus intestinos, é por conta deles que certas comidas podem ser digeridas/quebradas. Além de que algumas bactérias ruins nos ajudam a desenvolver um bom sistema imunológico. Plantas precisam das bactérias para realizar fixação de nitrogênio. As bactérias, neste caso, sobreviveriam sem seres-humanos e planas, uma vez que existem na terra muito antes do que qualquer planta ou ser vivo.

4) O que diz a teoria celular?

5) Como surgiu a ideia da geração espontânea? De que modo Pasteur refutou a teoria da geração espontânea?

A ideia da geração espontânea surgiu por que muito antigamente ninguém via um animal colocar um ovo ou larva, assim parecia que certa mosca ou rato apenas gerava-se sozinho, ou através de uma força-vital (que era o ar). Pasteur limitou a entrada de ar a um tubo fino conectado a um recipiente onde ficava um caldo fervido, dessa forma os microrganismos presentes no ar repousavam na parte horizontal do cano e não entravam em contato com o caldo. Depois de alguns dias, Pasteur resolveu virar esse recipiente fazendo com que o caldo entrasse em contato com o tubo cheio de microrganismos, observou-se então o apodrecimento do caldo. Logo conclui-se que não havia nenhuma força-vital nem geração espontânea, mas sim microrganismos invisíveis a olho nu e suspensos no ar.

 6) Quais os passos conhecidos como “postulados de Koch”?

7) Que equipamento, que passou a ser aperfeiçoado e mais difundido a partir do século XIX, foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da microbiologia?

Microscópio.

8) Em relação a formação de imagens, defina o termo resolução.

 9) Se uma célula bacteriana mede 10 μm de comprimento, quanto é essa medida em milímetros (mm) e em nanômetros (nm)?

10) Como é calculado o aumento total de um microscópio óptico?

10x o valor das lentes usadas, 40 60 ou 100.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com