TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Problemas Clínicos Histologia

Por:   •  22/4/2021  •  Resenha  •  5.946 Palavras (24 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 24

Estudo Dirigido Problemas Clínicos

Histologia

  1. Defina o termo tecido epitelial e dê o nome especial aplicado às células que revestem o coração, vasos sanguíneos e linfáticos. Dê o nome das células que revestem as cavidades torácica e abdominal.

Tecido epitelial grupo de tecidos celulares responsáveis pela função de revestimento da superfície externa de diversas cavidades internas do organismo.

Os tecidos que revestem as cavidades torácicas e abdominais são os tecidos parietal e visceral. Os tecidos cardíacos são endocárdio, pericárdio e epicárdico. Células que revestem vasos sanguíneos e linfáticos são simples pavimentoso possuem células achatadas com núcleos alongados, cavidade pleural peritoneal e pericárdico.

  1. Agentes quimioterápicos são usados no tratamento de doenças malignas. Estes agentes tem um efeito tóxicos sobre as células que se multiplicam rapidamente. Devido as células cancerígenas estarem constantemente sofrendo divisões mitóticas, numa velocidade maior do que a das células normais, estes agentes tóxicos matam um grande número de células malignas, deixando a maioria das células dos tecidos normais inalteradas. Explique por que as células da medula óssea e aquelas que revestem o trato gastrintestinal são susceptíveis a agentes quimioterápicos.

Devido as células cancerígenas estarem constantemente sofrendo divisões mitóticas, numa velocidade maior do que as células normais, estes agentes tóxicos matam um grande número de células malignas, deixando a maioria das células dos tecidos normais inalterada. Exceto as células da medula óssea e do trato gastrointestinal que se dividem constantemente assim como as tumorais.

  1. Descreva as diferenças entre tecido epitelial e tecido conjuntivo. Classifique os diferentes tipos de epitélio e de exemplos de locais no corpo onde eles podem ser encontrados.

O tecido epitelial é composto por células que estão muito juntas entre si, ou seja o espaço extracelular é quase inexistente, e é avascular não possui vasos sanguíneos e por isso não sangra, o que é bom, visto constituir por exemplo a pele, e se não fosse assim sempre que nos arranhássemos sangraríamos muito. 

Já no tecido conjuntivo, as células não estão juntas, existe um grande espaço extracelular entre elas, e é bastante vascularizado. Um tipo de tecido conjuntivo é por exemplo o nosso sangue. 

  1. Um homem de 78 anos foi ao médico devido a uma ulceração extensa e indolor no seu lábio superior, que se prolongava por dois anos. O paciente estava preocupado pois a úlcera não mostrava nenhum sinal de cura. Um fragmento de biópsia foi retirado da orla da úlcera e deu-se o diagnóstico de carcinoma de células pavimentosas. O que significa o termo célula pavimentosa? O que é carcinoma?

O termo "Células pavimentosas" utilizada no texto tem por finalidade identificar o tipo de Carcinoma do paciente, neste caso foi constatado a menos comum entre elas, a Carcinoma de células pavimentosas.

Carcinoma é um tipo de tumor maligno desenvolvido a partir de células epiteliais, glandulares ou trafoblasto. Tendem a invadir tecidos circulares originando metástases e são lesões comuns na pele, boca, pulmão, mama, estômago, colo do útero, próstata e pênis.

  1. Discuta os tipos especializados de células epiteliais cilíndricas. Indique suas funções dando exemplos dos locais onde podem ser encontradas.

O tecido epitelial cilindrico encontra-se geralmente em superfície de órgãos absorventes como o intestino delgado e a visicula biliar, e em superfícies excretoras como o estômago. Também atuam fazendo proteção e lubrificação desses órgãos.

Em alguns órgãos as células do epitélio cilindrico simples apresentam especialização como os cílios que auxiliam no transporte dos ovócitos até o útero e microvilosidades que aumentam a superfície celular para absorção de nutrientes.

  1. Um homem com 38 anos tem uma dor que se repete sobre seu rim direito. Uma radiografia do abdome mostra a presença de um grande cálculo (pedra) no rim direito. Após examinar a radiografia, os médicos disseram a um estudante de medicina: “Há certamente metaplasia do epitélio de transição ao redor do cálculo renal.” O que significa o termo metaplasia?

Metaplasia é uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituida por outra de outro tipo celular. Pode ser visto como uma tentativa do organismo de trocar um tipo celular submetido a um estresse, por um tipo celular com maior capacidade de surpotá-lo.

  1. Classifique os diferentes tipos de glândulas exócrinas. Qual é a diferença básica entre uma glândula exócrina e uma glândula endócrina?

Glândulas exócrinas: Lançam a secreção na superfície livre (superfície do corpo ou luz de órgãos) e apresentam canais ou ductos por onde a secreção passa até atingir o local onde será eliminada. Nessas glândulas é possível observar duas partes distintas: a porção secretora e os ductos glandulares, que são conexões com o epitélio que a originou.

Costuma-se classificar as glândulas exócrinas segundo a morfologia da porção secretora. Nesse caso, temos glândulas exócrinas tubulosas, acinonas e compostas. As glândulas exócrinas tubulosas ou tubulares apresentam a porção secretora em forma de tubo. Já a glândula exócrina acinosa ou alveolar apresenta a parte secretora com um formato mais arredondado. Por fim, temos as compostas, que podem ser tubulares, acinosas ou túbulo-acinosas. Elas apresentam uma porção secretora com características tanto das glândulas tubulosas como das acinosas.

As glândulas exócrinas podem ser ainda classificadas quanto à forma como a secreção sai da célula em: merócrina, apócrina e holócrina. Nas glândulas merócrinas, a secreção é liberada sem que haja nenhuma perda do citoplasma. As glândulas apócrinas, por sua vez, eliminam secreção com porções do citoplasma. Já as glândulas holócrinas são aquelas em que toda a célula é eliminada com a secreção.

 Glândula endócrina apresenta um ducto que lança o produto da secreção na corrente sanguínea. Glândula exócrina não apresenta ducto.

  1. O que se entende por lesão reversível e irreversível de células epiteliais? Dê exemplos das causas de lesões epiteliais. Quais são as diferenças entre células epiteliais lábeis, estáveis e perenes?

As células lábeis são células que se regeneram com facilidade e rapidez. São exemplos as células das superfícies de revestimento, do epitélio seminífero e dos órgãos hematopoéticos. As células estáveis são células cuja capacidade de replicação dos núcleos permanece em descanso na maior parte do tempo, mas isso muda rapidamente quando se recebe um estímulo adequado. São exemplos os hematócitos, as células dos túbulos renais e os fibroblastos. As células permanentes ou perenes são células cujos núcleos não possuem mais a capacidade de reiniciar o processo replicativo e uma vez perdida essa capacidade, essas células não são mais substituídas. São exemplos os neurônios e as fibras musculares estriadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com