TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido atividade primária

Por:   •  12/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 2

Ecologia de Comunidades e Ecossistemas
Profº:  José Roberto Botelho de Souza
Aluna: Sheila Souza
Assunto: Produção Primária

ARTIGO: Gower et al ., 1996. Aboveground net primary production declines with stand age:potential causes.

  1. Hipótese 1 – Desequilíbrio de fotossíntese-respiração: devido a uma alteração do equilíbrio entre respiração e o tecido fotossintético;

Hipótese 2 – Nutriente (limitação): aumento da prescrição de nutrientes durante o desenvolvimento de limitação de suporte, especialmente o nitrogênio, que é o fator limitante mais comum no crescimento das florestas;         
Hipótese 3 – Estômatos (restrição): as árvores mais antigas diminuem sua condutância estomática para manter uma condição hídrica na planta acima do limiar critico que causa cavitação permanente da célula do transporte de água.         

  1. Os estudos evidenciam que o equilíbrio de carbono é alterado em climas quentes, provavelmente restringindo a produção primária liquida (PPL) em “idades maduras”, pois as condições normais em que ocorrem a respiração aumenta exponencialmente com a temperatura, também considerando o aumento linear da fotossíntese com a temperatura ideal, mantendo-se constante em seguida. (Hipótese 1); Já a limitação de nutrientes pode ser predominante em florestas boreais devido a baixa temperatura do solo em decomposição e a restrição na disponibilidade de nitrogênio é menor para o povoamento mais antigo, devido a maior atribuição abaixo do solo e por causa da imobilização de nitrogênio durante a decomposição do acúmulo de detrito lenhoso. (hipótese 2); Como a condutância estomática e a fotossíntese são intimamente ligadas, a restrição fotossintética é menor para o povoamento mais velho devido à taxa de respiração superior do alburno e reduzida taxa fotossintética. (hipótese 3)
  2. Ainda há uma compreensão incompleta relacionada ao fator que controla a troca de carbono entre os ecossistemas florestais e atmosfera. As evidencias sugerem uma diminuição na disponibilidade de nutrientes e limitação dos estômatos, como causa para o declínio da produção primaria liquida com o aumento da idade;  Alterações nos ciclos de carbono e nitrogênio durante o desenvolvimento é pouco entendido, o que dificulta especular como esse fluxo importante pode mudar durante o desenvolvimento, porém estes dados são necessários para compreensão de mudanças acima e abaixo do solo da PPL durante o desenvolvimento. Além dos esforços para estimar a produção primária liquida global das florestas, levando em conta o declínio da PPL com o aumento da idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com