TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido de genética (EAD)

Relatório de pesquisa: Estudo dirigido de genética (EAD). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DIRIGIDO DE GENÉTICA (EAD)

1 - Como explicar o fato de que plantas com o mesmo genótipo, que são clones por exemplo, podem ter características físicas diferentes?

Devemos nos lembrar sempre que o fenótipo (as características físicas, por exemplo) é determinado pela interação entre o genótipo (os genes que possuímos) e o meio ambiente (hábitos de vida, condições físicas, clima, etc). Sendo assim, mesmo que as duas plantas sejam clones, portanto possuem exatamente o mesmo genótipo, elas podem apresentar características diferentes, como serem maiores, as folhas serem maiores, as flores terem cores diferentes, etc) de acordo com o ambiente onde estão (se tem mais sol, menos sol, mais água, menos água, solo ácido, solo alcalino). Isso vale para qualquer ser vivo, até mesmo no caso dos gêmeos da próxima questão.

2 - Mesmo irmãos gêmeos, que tem as mesmas informações genéticas, podem ter características físicas diferentes, como um ser mais moreno do que o outro. Como podemos explicar isso?

Na questão é informado que os dois irmãos possuem as mesmas informações genéticas, então neste caso eles são gêmeos monozigóticos, aqueles que se desenvolvem a partir de um único embrião e que por isso são chamados de gêmeos idênticos. Devo ressaltar que mesmo os gêmeos idênticos não são exatamente idênticos, pois algumas alterações acontecem no DNA deles ao longo do desenvolvimento e da vida, que são as mutações. Mas esta não era, aqui, a questão, já que informei que eles tem a mesma informação genética e portanto, eu ignorei a ocorrência destas mutações.

Sendo assim, o que importa aqui, mais uma vez, é a questão de que o fenótipo é dado pela interação entre o genótipo e o meio ambiente. Sendo assim, mesmo os gêmeos tendo o mesmo genótipo eles podem ter fenótipos diferentes se forem submetidos à condições ambientais diferentes. Por exemplo, um pode ser mais moreno do que o outro porque vai mais à praia e pega sol. Um pode ser mais forte do que o outro porque malha e come melhor.

3 - Por que razão um erro na divisão celular mitótica das células somáticas não representa risco para as próximas gerações e um erro meiótico das células germinativas representa risco para as próximas gerações?

Células somáticas são as células que forma o nosso corpo (soma = corpo), e poderia então ser uma célula da pele, da orelha, do fígado, de qualquer lugar do corpo. Estas células se multiplicam, sempre, por mitose. Então se um erro acontecer na mitose destas células este erro ficará registrado apenas nestas células do nosso corpo. Isso pode, até, gerar um câncer, mas ficará restrito ao corpo desta pessoa.

Células germinativas é um grupo especial de células que ficam apenas nos testículos e nos ovário, que vão originas os espermatozóides e os óvulos. Estas células fazem meiose, para formar estes gametas. Portanto, se ocorrer um erro na meiose destas células serão formados espermatozoides ou óvulos defeituosos, com cromossomos a mais, e se estes gametas gerarem um embrião, este embrião terá problemas por causa destes erros. É assim, por exemplo, que se formam os portadores de Síndrome de Down.

4 - Por que a herança mitocondrial é considerada um tipo de herança exclusivamente materna?

Os espermatozoides possuem mitocôndrias, que ficam localizadas na sua cauda. Quando estes espermatozoides fecundam o óvulo apenas o conteúdo da sua cabeça entra no óvulo. Portanto, as mitocôndrias paternas não entram na formação do embrião, apenas as mitocôndrias da mãe que já se encontrava no óvulo. Portanto, apenas a mãe transmite aos seus descendentes o DNA mitocondrial.

No entanto, existem controvérsias. Alguns autores consideram que as mitocondrias paternas também entram, mas elas sofrem um efeito da diluição, ou seja, existem tantas mitocôndrias maternas e tão pouco paternas que elas acabam se torando insignificantes. Mas vale a máxima de que a herança é sempre materna.

5 - O que é a região pseudo-autossômica dos cromossomos sexuais e por que ela é importante para a divisão celular ocorrer?

Nós temos dois tipos de cromossomos, autossômicos e sexuais. Os autossômicos são a maioria e existem sempre dois iguais, por isso dizemos que eles são homólogos (homo = igual). Os cromossomos sexuais são a minoria, apenas dois. Nas mulheres existem dois cromossomos X, que são exatamente iguais e por isso eles são homólogos também. Este homologia é importante no momento da divisão celular meiótica, pois os cromossomos homólogos precisam se reconhecer como iguais e se parearem. Na mulher todos os cromossomos, autossômicos e sexuais, se reconhecem perfeitamente, pois todos são iguais.

Porém no homem não existem dois cromossomos X, existe um cromossomo X e um cromossomo Y, que são muito diferentes morfologicamente e também no conteúdo de genes que possuem. Sendo assim, eles não são homólogos. Mas durante a meiose eles também precisam se parear. Mas como se reconhecerem como iguais sendo tão diferentes entre si? A solução para isso é a região pseudo-autossômica. Esta é uma pequena região em que eles possuem as mesmas sequencias de nucleotídeos, ou seja, os mesmos genes, que permite que eles se reconheçam e possam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com