TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estética I

Casos: Estética I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

Curso Licenciatura em Artes

Disciplina Estética I

Professor responsável Eduardo Bortolotti de Mello

Título do Projeto “A Estética do Renascimento Europeu”

Prática

O Renascimento foi um movimento importante, de renovação cultural e artística que se originou na Itália no séc. XIV e marcou a mudança da idade Média para a idade Moderna.

A arte renascentista tem como características a valorização do homem, a inspiração dos modelos greco-romanos, perfeição das formas, equilíbrio e harmonia, arte para a elite da época e a volta à natureza como fonte de inspiração.

Os artistas estudam o corpo humano, procurando harmonia e perfeição nas formas e vão buscar sua inspiração nos povos greco-romanos – os que melhor trabalharam a natureza humana na antiguidade.

A Criação de Adão

Está é uma obra com maior peso que esta no centro da Capela Sistina, o corpo de adão se reclina, e quase não consegue erguer a mão em direção da poderosa imagem de Deus, que por sua vez esta em posição de lhe transmitir a centelha da vida, nota-se, um pequeno espaço entre ambos que por sua vez ganha grandes dimensões ocasionado pelo vazio absoluto entre as figuras. Se observarmos bem isso se deve por causa do fundo neutro que distrai o olhar de quem contempla a obra em questão, isso por sua vez deixa a visão mais limpa no momento de sua observação do chão da capela. Michelangelo Buonarroti, o autor, é um dos maiores artistas renascentistas, considerado o “grande” das três artes renascentistas, ou seja, escultura, pintura e arquitetura.

Ficha Técnica

Autor: Michelangelo Buonarroti

Onde ver: Capela Sistina, Roma, Itália

Ano: 1508 - 1510

Técnica: Afresco

Tamanho: 380cm x 570cm

Movimento: Renascimento

Nascimento da Vênus

O quadro O nascimento de Vénus, pintado por Sandro Botticelli em 1482, faz parte, em conjunto com a tela A Alegoria da primavera realizad a entre 1477 e 1478.

Executadas num período cultural de transição, as duas pinturas a poiam-se em temáticas da Antiguidade clássica, filtradas por um neoplatonismo de raíz cristã o que lhes imprimem fortes significados si mbólicos e alegóricos. Esta recuperação da filosofia de Platão, que teve como protagonista o humanista Ficino, encontrou o necessário impulso na corte dos Medicis. Em termos gramaticais estes trabalhos integram-se nos ideais estéticos que marcaram arequintada e ilustrada escola pictórica florentina do primeiro renascimento.

A pintura procura captar, com requintado lirismo, a altura do nascimento da deusa, momento que simboliza igualmente o surgir dos ideiais platónicos debeleza e de verdade. Colocada no centro da composição, a Deusa ergue-se sobre uma concha que se aproxima da costa, empurrada pelo doce movimentodas ondas e acompanhada por dois personagens, tradicionalmente associadosaos deuses do vento que tentam im primir a Vénus a sua essência divina. Dola do oposto encontra-se a figura de Flora que procura cobrir a deusa com umlongo ma nto florido.A serenidade da imagem e a luminosidade da paisagem traduzem um duplo sentido, por um lado apontam para gramáticas claramente

renascentistas de derivação clássica associadas à temática mitológica da pintura; por outro, o tratamento do episódio e a composição for mal da tela recordam as representações cristãs do batismo de Cristo, com referências à concha, à água e às figuras dos anjos, aqui incarnadas pelos dois ventos. Aprópria Vénus não deixa de recordar, pelo movimento sinuoso, uma madona

medieval. A nudez de Vénus encontra-se alheia a qualquer ideia de erotismo,como o comprova o longo cabelo que lhe cobre o sexo ou a mão que esconde os seios. Recorrendo a uma gama cromática assente em tons intermédios ees colhendo uma luz fria e neutralizante, Botticelli recusou a imitação direta e naturalista do mundo real, criando, dentro da tradição tardo-medieval, um espaço e um conjunto de figuras idealizados.

Ficha Técnica

Autor: Sandro Botticelli

Onde ver: Uffizi, Florença, Itália

Ano: 1485

Técnica: Têmpera sobre tela

Tamanho:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com