TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolucionismo Cultural

Dissertações: Evolucionismo Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  395 Visualizações

partir de Franz Boas e Bronislaw Malinowski, a Etnografia passou a integrar o cotidiano profissional da ciência antropológica. Primeiramente, será destacada a importância do antropólogo Franz Boas no que se refere à compreensão de que cada cultura só tem significado se estiver relacionada ao contexto social.

Boas faz a defesa do conceito de relativismo cultural, assim como elabora críticas contundentes ao método comparativo entre as culturas e à noção de etnocentrismo.

Em seguida, são apresentadas as reflexões do antropólogo Bronislaw Manilowiski, que fez emergir o significativo conceito de observação participante e as principais referências teóricas da antropologia funcionalista.

ntropologia cultural evolucionista desenvolveu-se no século XIX e considerava-se científica e não utilizava a pesquisa de campo como uma forma de o antropólogo entrar em contato com a realidade social a ser estudada.

A antropologia evolucionista surgiu impulsionada por uma analogia com a teoria da evolução biológica, elaborada por Charles Darwin no livro "A origem das espécies" (1859). Segundo o estudioso Castro (2012), esta concepção identificava leis uniformes de evolução, para compreender que todos os diferentes povos deveriam passar pelos mesmos estágios de evolução, considerados únicos e obrigatórios.

Nesta vertente, os evolucionistas faziam uso dos termos “cultura humana” e “sociedade humana” no singular e nunca no plural.

Os nomes mais representativos do evolucionismo clássico cultural foram Henry Morgan (1818-1881), Edward Burnett Tylor (1832-1917) e Daniel G. Brinton (1837-1899). (2012, p.15-16).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com