TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Da Pintura

Pesquisas Acadêmicas: Evolução Da Pintura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 7

ÍNDICE

INTRODUÇÃO – PÁGINA 02

1) PRÉ-HISTÓRIA – PÁGINA 03

2) EGITO – PÁGINA 03

3) MESOPOTÂMIA – PÁGINA 05

4) GRÉCIA – PÁGINA 06

5) ROMA – PÁGINA 08

6) ARTE BIZANTINA (IMP. ROMANO DO ORIENTE) – PÁGINA 09

7) ISLAMISMO OU ARTE MUÇULMANA – PÁGINA 10

8) ARTE ORIENTAL – PÁGINA 11

9) ROMÂNICO – PÁGINA 12

10) GÓTICO – PÁGINA 13

11) RENASCIMENTO – PÁGINA 15

12) MANEIRISMO – PÁGINA 18

13) BARROCO – PÁGINA 19

14) ROCOCÓ – PÁGINA 21

15) NEOCLASSICISMO – PÁGINA 22

16) ROMANTISMO – PÁGINA 24

17) REALISMO/NATURALISMO – PÁGINA 26

18) PRÉ-RAFAELITA – PÁGINA 28

19) IMPRESSIONISMO – PÁGINA 29

20) PÓS IMPRESSIONISMO – PÁGINA 31

21) EXPRESSIONISMO – PÁGINA 32

22) CUBISMO – PÁGINA – 36

23) FUTURISMO – PÁGINA 40

24) TACHISMO – PÁGINA 42

25) ACTION PAINTING – PÁGINA 43

26) POP ART – PÁGINA 44

27) OP ART – PÁGINA 46

28) BODY ART – PÁGINA 48

29) SURREALISMO – PÁGINA 48

CONCLUSÃO – PÁGINA 52

BIBLIOGRAFIA – PÁGINA 53

INTRODUÇÃO

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Ela pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Após seu surgimento, desde a pré-história, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.

Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança.

Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Uma das artes que mais se destacou foi a pintura. A pintura faz parte da vida do ser humano desde os povos mais antigos, foi umas das principais formas de representação em cada época e está presente nos dias atuais.

O nascimento da arte:

1. Pré-História

As raízes da pintura – pinturas das cavernas

Há 15000- 10000 a.C. povos primitivos estariam se evoluindo para o ancestral humano. Com o aumento da inteligência houve o desenvolvimento da imaginação e a habilidade de criar imagens, tanto esculpidas quanto pintadas.

A arte para os povos primitivos foram inicialmente desenvolvidas em imagens em cavernas. Acreditava-se que essas imagens eram feitas para protegê-los contra outros poderes que, para eles, eram tão reais quanto às forças da natureza. As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido. Essa fase inicial é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho.

2. Egito

Em vista da obsessão da sociedade egípcia com a imortalidade, não é de surpreender que a arte tenha se mantido sem mudanças por três mil anos. Sua mais alta preocupação era garantir uma vida após a morte confortável para seus soberanos, que eram considerados deuses. A colossal arquitetura e as obras de arte existiam para cercar o espírito do faraó de glória eterna e demonstrar a vida no cotidiano.

Nessa busca de permanência, os egípcios definiram o essencial para uma grande civilização: literatura, ciências médicas e alta matemática. Não apenas desenvolveram uma cultura impressionante, mas enquanto outras civilizações iam se desenvolvendo a beira do rio Nilo, o Egito sustentou o primeiro estado unificado de grandes portes durante três milênios.

Os egípcios amavam demais o mundo terreno para acreditarem que os seus prazeres chegassem necessariamente ao fim com a morte. Achavam que os ricos e poderosos poderiam desfrutar as delícias da vida pela eternidade afora, desde que as imagens desses falecidos fossem reproduzidas em suas respectivas tumbas. As pinturas e os modelos encontrados em túmulos egípcios estavam associados à ideia de fornecer servos para a alma no outro mundo, uma crença que é encontrada em muitas culturas antigas.

Esses relevos e pinturas murais demonstravam quadros extraordinariamente animados e vigorosos da vida tal como a viviam no Egito há milhares de anos. A razão para isso é que os pintores egípcios tinham um modo de representar a vida bem diferente da forma atual. O que mais importava não era a beleza em si, mas a plenitude, já que para eles a vida ante e após a morte era de suma importância. O objetivo do artista era registrar tudo e preservar com a maior clareza possível. Os desenhos eram de feitos de acordo com a memória do artista, com as quais as regras estritas asseguravam que tudo o que tivesse de se enquadrar tinha que estar se destacando com a perfeita nitidez. Tudo tinha que ser representado a partir do ângulo mais característico. Entre as regras seguidas na pintura e nos baixos-relevos, destaca-se a Lei da Frontalidade, uma marca egípcia: cabeça e pés de perfil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com