TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pintura

Trabalho Escolar: Pintura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  1.993 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Na construção civil a pintura representa uma operação de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, normalmente, muito extensas, implicando num alto custo. Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de decoração, porém, além de decorar e proteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente, controlar luminosidade e podendo ainda ter suas cores utilizadas para influir psicologicamente sobre as pessoas.

HISTÓRIA

As primeiras tintas fabricadas pelo homem foram aquelas feitas para a escrita, que foram compostas desde a mais remota antiguidade.

Os arqueólogos têm descoberto desenhos em cavernas e gravuras sobre rochas que datam de antes da última Era Glacial. Alguns desses desenhos foram feitos em monocromia, com Óxido de Ferro natural ou ocre vermelho. Outros artistas paleolíticos usavam um conjunto de matérias que consistia de cal, carvão, ocre, vermelho ou amarelo e terra verde.

Algumas descobertas no deserto da Líbia, revelaram um tipo de desenho que seria utilizado, muitos anos depois, pelos egípcios. Ele teria dado origem ao sistema de hieróglifos, e depois, ao alfabeto fenício. Este tipo de desenho e sua técnica, de uma forma geral, ainda são empregados por várias tribos do centro da África. No Oriente, o homem desenvolveu lápis coloridos com propósitos decorativos por volta de 4000 AC, feitos pela mistura de pigmentos com Caulim.

Os materiais utilizados pelos gregos e romanos eram similares àqueles empregados pelos egípcios. Cola e albumina de ovo era usada como ligantes.

Também a Civilização bizantina usava albumina de ovo, o que acarretou o tradicional uso deste ligante pelos italianos durante o século XIV.

Tanto os antigos chineses quanto os japoneses utilizavam uma série de pigmentos para a preparação de suas cores, tais como Azurita, Carbonato básico de cobre, Malaquita, Azul Ultramarino, Zarcão (vermelho de chumbo), Litargírio, Caulium, Negro de Fumo, pó de ouro e outros provenientes de plantas da região.

A tinta se desenvolveu muito a partir do século XX, com o aparecimento de vários aglutinantes, tais como:

as resinas fenólicas em 1910-1919, as resinas alquídicas em 1920-1922,

as resinas vinílicas e de acrilato em 1925-1931, a etil-celulose e poliestireno em 1932-1937, as resinas de nylon, poliuretano, melamina em 1938-1943, as resinas de poliéster, epóxi e silicânicos em 1943-1951.

E assim, nos dias de hoje, os tipos de tintas tem se desenvolvido e se tornado cada vez mais eficientes e específicos para atender às necessidades do mundo contemporâneo, tendo como exemplo a tinta antI pichação.

OBJETIVO

O trabalho em questão além de citar os tipos de tintas e suas variadas formas de aplicação, cita também as cores e a influencia desta sobre o ser humano.

Desta maneira mostra que para se ter um bom trabalho com a utilização das tintas na construção civil, é importante fazer a escolha adequada do tipo e da cor da tinta a ser utilizada. Isto não só para se ter uma aplicação e uma durabilidade esperada, mas também para se ter o bem estar do ser humano.

Este trabalho tem como objetivo auxiliar os profissionais nos projetos de especificação de tintas e serviços relacionados à pintura na construção civil.

DEFINIÇÃO

Tinta é um composto na forma líquida, aquosa ou em gel, que quando aplicado sobre uma superfície, forma um filme transparente ou opaco, aderente ao substrato e flexível, com finalidade de proteger e decorar a superfície e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos ambientes construídos.

COMPOSIÇÃO

A composição básica das tintas é formada pela resina, pigmentos, solvente e aditivos, que funcionam da seguinte maneira:

-Resina

A resina é responsável pela fixação da tinta no local onde esta é aplicada. Ao fazer uma analogia com o concreto, a resina em relação à tinta, tem a mesma função do aglomerante.

A tinta tem como veículo as resinas;

-Pigmentos

Os pigmentos são responsáveis pela cobertura, rendimento, coloração e volume;

-Solvente

O Solvente é responsável pela solubilização dos componentes, pela viscosidade e pelo tempo de secagem das tintas;

-Aditivos

Os aditivos são responsáveis pela correção e melhoria das tintas proporcionando características especiais a esta. Os aditivos atuam na condição de produção, armazenamento, aplicação e vários outros, os quais serão citados a seguir.

SUPERFÍCIES

-Argamassa de cimento e ou cal e alvenaria de tijolos cerâmicos:

-Madeira

-Ferrosos

-Não ferrosos

PRINCIPAIS TINTAS

É importante conhecer bem os produtos para se fazer uma especificação adequada. A seguir estão listados, os principais e suas aplicações:

* LÁTEX PVA - (acetato de polivinila)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com