TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Excursão ao Jardim Botânico da Diadema

Artigo: Excursão ao Jardim Botânico da Diadema. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Artigo  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

No dia 17/04/2014 juntamente com a professora Simone da disciplina Natureza e Sociedade, fomos visitar o Jardim Botânico de Diadema.

Ao chegar no local fomos recebidos por dois jovens, estudantes de Biológia Ambiental, no inicio nos apresentaram uma área de vegetação nativa de grande importância ambiental, em seguida um lago de carpas onde vimos nascentes de águas, mas, na verdade carpas não havia, apenas alguns peixinhos tentando sobreviver, simplesmente porque o local que deveria ter águas critalinas, sofre com a poluição, é triste saber que quase nada esta sendo feito pra mudar esta situação.

Em seguida fomos divididos em dois grupos, um momento curioso vimos de perto os ovos, lagartas e pupas(casulo) que ficam em uma espécie de berçario num espaço chamado borboletário, segundo o monitor neste local existe cerca de quatrocentas borboletas da espécie, caligo, conhecida popularmente como olho de coruja. Neste momento o monitor nos passou informações importantes, sobre o ciclo de reprodução da borboleta que dura cerca de setenta dias, também vimos que elas se alimentam de frutas, das folhas das árvores, observamos que as borboletas tem um papel importante na manutenção do ecossistema, contribuindo para o aumento da biodiversidade, devido sua interação com as plantas. Elas também indicam a qualidade do ambiente, poi não resistem a locais degradados e poluidos.

No segundo momento fomos conhecer a trilha onde se destacam árvores de grande impotância para o meio ambiente, como a Palmeira Juçara, o Jatobá, Jacarandá,Angico, Pau- Brasil e o Urucum uma planta que se extrai o colorau, e muito usada pelos índios para pintar o corpo.No final do passeio conhecemos um bichinho chamado bicho- de- pau, por sua semelhança com os galhos das àvores, foi um passeio enriquecedor os monitores deram uma aula prática de conscientização ambiental,enfatizando a importância de preservar o meio ambiente.

A parte que eu usaria como professora para dar uma aula com certeza seria a parte do lago, aproveitaria o momento da escasez da água para concientizar os alunos. Mostrando a eles a importância de preservar a natureza para manter as nascentes de águas.

O primeiro passo seria fazer uma desmostração do lago poluído, eu mesmo sem poluíção, acredito que seria uma forma de fazer as crianças comprenderem a importância que a natureza tem em nossas vidas. Quem sabe dessa forma consientizar uma nova geração com mais responsabilidade em preserva o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com