TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exploração dos Vertebrados Tropicais

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

EXPLORAÇÃO DOS VERTEBRADOS TROPICAIS

As florestas tropicais abrigam uma das maiores biodiversidades do mundo. Estão localizadas na faixa entre os trópicos. Principalmente na África (bacia do rio Congo e Libéria), América Central, América do Sul (Floresta Amazônica e Mata Atlântica), Ásia e regiões da Oceania. Sua biodiversidade é riquíssima, com grande quantidade de espécies vegetais e animais, muitas ainda desconhecidas pelo ser humano. seu solo é recoberto por de húmus que proveniente da decomposição de folhas, frutos, fezes e cadáveres de animais. Serve como uma espécie de adubo para as plantas. Grande presença de sombra, pois suas árvores são muito próximas umas das outras e podem atingir de 30 a 50 metros de altura em média. tem uma umidade elevada em função do alto índice pluviométrico e faz calor quase o ano todo, devido ao calor e umidade tem folas verdes o ano todo.

A Baixa biomassa de mamíferos é um dos fatores que torna as florestas tropicais vulnerável, alem de os animais viverem em áreas diferentes e a Caça não está homogeneamente distribuída, onde é mais fácil caçar eles caçam, por a biomassa ser diferente entre as áreas, alguns são mais prejudicados do que outros.

Dentre as florestas tropicais, a maior delas é a floresta Amazônica, Nela convivem em harmonia mais de 20% de todas as espécies vivas do planeta, sendo 20 mil de vegetais superiores, 1400 de peixes, 300 de mamíferos e 1300 de pássaros: sem falar das dezenas de milhares de espécies de insetos, outros invertebrados e micro-organismos. Mas ela está perdendo muitas espécies, . A extinção de animais na Amazônia é um dos maiores problemas ambientais presentes no Brasil hoje.

No Brasil temos a grande explotação de carne de caça, que são comercializadas anualmente cerca de 164.692 toneladas. Somente na Amazônia, cerca de 90 mil toneladas de carne de caça são consumidas por ano, o que equivale ao abate de, aproximadamente, 18 milhões de animais em um período de até 12 meses. O kilo da carne de um animal silvestre pode valer fortunas e que essas fortunas são pagas por burgueses mal intencionados da alta sociedade.

A maior parte das aves e mamíferos nativos da Amazônia tem sido severamente reduzida até uma pequena fração de suas densidades populacionais originais, restam cerca de 1 a 5% dessas espécies.

Exemplos:

-Peixe-boi: é uma espécie marinha, porém dulcícola também, para espécies de água doce um adulto pode chegar a medir cerca de 2,5 metros; é um animal que tem o ciclo de vida de 50 anos e sua carne e gordura é muito apreciada pelo homem.

-Cutia: é uma importante dispersora de sementes ao longo da floresta, pois possui um hábito alimentas muito variado em frutas, possui um ciclo de vida de aproximadamente 18 anos; seu desaparecimento é devido a caça predatória, pois a sua carne é apreciada.

-Paca: é uma espécie de grande importância ecológica, pois realiza a dispersão das sementes ao longo da floresta, devido o seu hábito alimentar rico em frutas, pode caminhar até 14km por noite em busca de seus alimentos, seu desaparecimentos esta sendo provocado pela caça excessiva das comunidades locais, acarretando uma possível extinção.

-Tatu: é um grande dispersor de semente, pois sua alimentação é rica não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com