TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração de Óleos Essenciasis

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS

POCESSOS QUÍMICOS

PROJETO INTEGRADOR II

EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS

TURMA: 1º Período Matutino

Professora: Dª Ronice Veloso

Aluna: Gleicimara Garcia dos Santos

Anápolis,GO

2019

MÉTODO DE EXTRAÇÃO DE OLÉO ESSENCIAL

INTRODUÇÃO

Ao longo do tempo foram domestigadas aproximadamente 1500 espécies sob aplicação da agricultura formal, 95% de nossas nessecidades alimentres derivam de

30 espécies de plantas. As plantas constituem a base da alimentação e na indústria são utilizados como matéria prima para fabricação de fármacos, cosméticos, fibras, combustível e outros.

        Substâncias orgânicas originadas de vegetais, são utilizadas em inúmeras enfermidas no ser humano. Grandes partes dos medicamento são derivados de vegetais direto ou indiretamente.

        Os vegetais apresenta as maiores fontes de substânciais  ativas que podem ser usadas na terapêutica, devido a sua grande diversidade estrutural de metábolitos produzidos. .

SÍNTESE DE ÓLEOS ESSENCIAIS

        Como produto do metabilismo secundário, os óleos essenciais são mistulas complexas formadas por composto orgânicos voláteis e aromáticos. Os óleos pode ser obtido através do isolamento por hidrodestilação, pressão ou extação por solvente.

        Em temperatura ambiente se apresentam em forma líquida, imiscível em água, mas miscível em solvente orgânico. Podem ser sintetizados  de diferentes órgãos das plantas: das folhas e flores, cascas e caules, raízes, rizomas e sementes, são encontadas nas estruturas específicas das plantas: como glândulas finas da epiderme, denominadas tricomas,ou isolamento em células dos tecidos das plantas. Agem como hormônios reguladores e catalisadores.

         Os óleos essenciaias são um misto de compostos simples de natureza físico-químico próprio, de solubilidade limitada, que juntos dão ao óleo um aroma único.

        Metabolismo Primário nas plantas é a fotossíntese, é quando ela recebe radiaçao solar e apartir daí a absorsão de nutrentes da energia solar, vai sintetizar açucares e vai liberar O2  e absorver dioxído de carbono da atmosfera, processo de fotossíntese é a respiração das plantas. Resumindo metabolismo primário é a fotossíntese por meio a qual as plantas verdes utilizam a energia solar para a produção de compostos orgânicos.

        Metabolismo primário no ser humano: todos os organismos vivos possuem caminhos metábolitos pelos quais sintetizam e utilizam espécies químicas: açucares, aminoácidos, ácidos graxos, nucleotídeos polímeros derivados deles ( polissacarídeos, protínas, lipídeos, RNA e DNA. Um grupo reduzido desses metábolitos funcionam como percursores para síntese de outros compostos, esses compostos são chamados de metábolitos secundários. Há três precursores dos metábolitos secundários: ácido Chiquímico (de vários compostos aromáticos), acetato (precursor de ácidos graxos, polifenóis, isoprenos, prostaglandinas) e aminoácidos (biossíntese de alcaloides).

 

PROCESSO DE EXTRAÇÃO

        Os óleos pode ser extraídos por hidrodestilação, a destilação a vapor, a extração por solventes orgânicos, extração por fluído supercrítico e outros.

Hidrodestilação podem ser de diferentes métodos: com água, com água e vapor e por vapor. Independente do método de extração utilizado, o conteúdo do óleo extraído é muito baixo, com excessões dos botões florais do cravo, onde seu rendimento é maior.

        Os metódos que se destacam na extraçao dos óleos essenciais são o de hidrodestilação, arraste a vapor, por solvente orgânico, prensagem, por dioxído de carbono supercrítico, entre outros.

HIDRODESTILAÇÃO

        Destilação refere-se à separação de dos componentes de uma mistura devida a diferença da pressão da água. Toda substância com determinado ponto de ebulição é volátil e possuí um determinado valor de pressão de pressão de vapor, que por sua é dependente da temperatura. Os constituintes do óleo do material vegetal, em contato com a água aquecida, receberão pressão das moléculas de vapor d'águaentrando em ebulição. No estado volátil esses constituintes serão condensados e separados da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com