TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA - DOENÇAS QUE ATINGEM O APARELHO RESPIRATÓRIO

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 4

Doenças que atingem o aparelho respiratório

Profº Dr. Thiago Scremin B Pereira

  • Os pulmões são órgãos que compõem o sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas nos alvéolos pulmonares, entre o ambiente e a corrente sanguínea. São dois órgãos de formato piramidal, sendo estes os principais órgãos do sistema respiratório dos humanos.

  • Além do oxigênio podem ser absorvidas partículas de poeira,vírus e bactérias, capazes de causar danos à nossa saúde. Algumas impurezas são “filtradas” na cavidade nasal , mas outras conseguem passar até os pulmões, provocando doenças. As doenças mais comuns que atingem o sistema respiratório podem ser de natureza infecciosa ou alérgica.

DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica 

  • Esta é uma doença que apresenta como principal característica a destruição de muitos alvéolos pulmonares, e o comprometimento dos restantes. É freqüente em indivíduos que já tiveram tuberculose.

   Os principais fatores que levam ao aparecimento da DPOC relacionam-se ao tabagismo, exposição à poeira por longos anos, poluição do ambiente e, em fatores genéticos.

Câncer de Pulmão

  • É um dos tumores malignos mais comuns.

  O principal fator de risco para o aparecimento dessa neoplasia é o tabagismo.

Outros fatores relacionados ao surgimento desse tumor são os  genéticos, histórico da DPOC e câncer de pulmão na família.

Enfisema Pulmonar

  • Esta é uma doença na qual ocorre destruição gradativa dos tecidos pulmonares, que acabam ficando hiperinsuflados.

  Normalmente isso ocorre devido a exposição prolongada ao tabaco ou produtos químicos tóxicos.

Embolia pulmonar

  • Embolia pulmonar é um bloqueio de uma ou mais artérias dos pulmões causada por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas.



Gripe e resfriado

Uma doença comum e infecciosa, causada pelo vírus Influenza.

 É contagiosa e sua transmissão se dá através das partículas da saliva de uma pessoa infectada, expelidas através da respiração, da fala, da tosse e dos espirros. 

Bronquiolite & Bronquite

  • Bronquiolite afeta somente

 as crianças.

    O vírus agente causador é o vírus respiratório sincicial(VSR). Responsável por causar essa condição respiratória, caracterizada por inflamação dos bronquíolos .

Os vírus influenza responsáveis ​​por causar a gripe, também pode causar bronquiolite.

  • Bronquite pode afetar crianças  e adultos.

Está condição ocorre devido a inflamação dos brônquios devido à inalação de irritantes ambientais. Na bronquite crônica os sintomas pode durar de três meses a até anos quando não recebe tratamento.

Na Bronquite aguda costuma ser curta e, geralmente é resultado de alguma infecção viral.


Asma

  •  Também conhecida como asma brônquica ou bronquite asmática, é uma afecção pulmonar caracterizada pela inflamação das vias aéreas, que leva à diminuição do fluxo de ar. Sua fisiopatologia está ligada a fatores genéticos e ambientais, manifestando-se por meio de crises de falta de ar.

Rinite 

É uma doença alérgica de inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal. Pode ser causada tanto por vírus e bactérias. A inflamação resulta na produção excessiva de muco o que ocasiona o escorrimento nasal, entupimento e coceira. A rinite alérgica, que é a forma mais comum de doença, é causada geralmente por alérgenos presentes no ar, e também pode ser provocada devido a produtos químicos, cigarros e remédios.

Pneumonia

É um processo de inflamação que ocorre dentro dos pulmões. A doença ocorre quando um agente infeccioso (vírus, bactéria, parasita ou fungo) afeta os alvéolos pulmonares, local que precisa estar sempre limpo.

Tuberculose

Tuberculose pulmonar

Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Ela é transmitida pelo ar, por meio de gotículas da tosse ou espirro de uma pessoa infectada.

  • Tuberculose Pleural

Causada pela presença do bacilo de Koch na pleural.

A tuberculose pleural não é contagiosa.

Sinusite

Doença inflamatória que atinge as mucosas dos seios da face. Ocorre a obstrução dos canais da cavidade nasal, e o acumulo de muco nessa região. Onde inicia o processo de inflamação. Pode ser do tipo aguda ou crônica.

Reações do organismo?

                                      Atchim!!!

Situação semelhante ocorre no nariz. Impurezas  causam irritação no nariz ou na boca. Quando o ar volta, sai “explodindo” limpando as vias respiratórias, ou seja, ele passa arrancando as partículas irritantes. É o espirro.

                      Que tosse!                  

Quando impurezas se alojam na traquéia, é preciso “limpá-las”. A glote se fecha, retendo o ar nos pulmões, o que aumenta a pressão no seu interior. Quando a glote se abre, o ar sai com muita força e velocidade, levando junto muco e sujeiras.

Fontes de pesquisas:

http://doencas-respiratorias.info/tipos-de-doencas-respiratorias.html

http://www.infoescola.com/doencas/doencas-respiratorias/

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Respiracao3.php

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/tuberculose-pulmonar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (748.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com