TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA: Vivência Prática em Nutrição Clínica

Por:   •  7/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  1.129 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

Graduando em Nutrição

Henrique Nogueira de Oliveira

FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA: Vivência Prática em Nutrição Clínica

Belo Horizonte

2017

ATIVIDADE 1- Acessar o site do Conselho Regional de Nutricionistas e realizar uma busca detalhada nos campos de atuação do nutricionista clínico como assistência em hospitais, consultórios/ambulatórios, domicílio, empresas de terapia nutricional, marketing clínico, dentre outros e suas respectivas atribuições.

RESOLUÇÃO CFN N°380/2005, DISPÕE SOBRE A DEFINIÇÃO DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA E SUA ATRIBUIÇÃO ESTABELECE PARÂMETROS NUMÉRICOS DE REFERÊNCIA, POR ÁREA DE ATUAÇÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

De acordo com a resolução CFN N°380/2005, que dispõe sobre as áreas de atuação do nutricionista clinico tem como principio a integralidade na atenção a saúde, cabendo aos nutricionistas clínicos orientar disciplinar e fiscalizar dentro do âmbito de trabalho assumindo seu compromisso com o código de ética profissional e a resolução citada acima.

 Sendo assim, cabe ao profissional nutricionista clinico segundo a resolução CFN N°380/2005, exercer os seguintes papeis:

Atividades de alimentação e nutrição realizadas nos hospitais e clínicas, nas instituições de longa permanência para idosos, nos ambulatórios e consultórios, nos bancos de leite humano, nos lactários, nas centrais de terapia nutricional, nos Spa e quando em atendimento domiciliar.

ATIVIDADE 2- Leitura dos estudos: Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar (IBRANUTRI) e Estudo de Nutrição na América Latina (ELAN).

IBRANUTRI: A sociedade Brasileira de Nutrição Pareneteral e Enteral (SBNPE), realizou uma pesquisa avaliando 4.000 pacientes em hospitais da rede pública do país investigando o índice de desnutrição hospitalar no Brasil, utilizando o IBRANUTRI, que é um Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar.

Através dos resultados do inquérito a Sociedade tem procurado alertar e aumentar a consciência dos profissionais de saúde, governo e pacientes de nosso País em relação a este assunto, que pode ser considerado um problema bastante sério.

O IBRANUTRI identificou que a desnutrição hospitalar apresenta níveis diferentes de acordo com a região estudada, sendo que as regiões Norte/Nordeste têm uma prevalência superior às demais.

O estudo ainda nos mostrou que a freqüente troca dos profissionais da área da saúde pode interferir no quadro clínico do paciente, uma vez que, o convívio direto cria laços e vínculos com o mesmo, resultando em uma piora do estado nutricional. Uma vez que estes são trocados ou substituídos de forma abrupta.

Concluindo, a desnutrição hospitalar é um grave problema no Brasil. Ela se agrava durante a internação do paciente. As anotações nos prontuários médicos são insuficientes e incompletas, faltando dados importantes para o diagnóstico do estado nutricional

ELAN: Um Estudo de Nutrição na América Latina (ELAN) foi publicado em 2003 identificando casos de desnutrição de moderado á grave em 13 hospitais da América Latina incluindo o Brasil com 9.348 pacientes e constatou prevalência de desnutrição de 50,2%.

  • SIMILARIDADES: As Similaridades entre os dois estudos são que ambos publicam casos de desnutrição em diferentes níveis em hospitais públicos no Brasil.
  • CONTRAVÉSIAS: As diferenças entre os dois estudos são que o IMBRANUTRI divulga casos de desnutrição hospitalar especificamente no Brasil enquanto o ELAN divulga casos de desnutrição hospitalar na América Latina incluindo o Brasil.

ATIVIDADE 3- Elaborar uma tabela comparativa de parâmetros de AEN infantil e adulto/idoso, com a apresentação dos pontos de corte e critérios de classificação. 

INFANTIL

            [pic 1]

IDOSO

Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliação do estado nutricional do idoso.

Método de Cálculo:

[pic 2]

A classificação do estado nutricional de idosos, assim como a de adultos, é realizada a partir do valor bruto do IMC.  Pontos de corte ( valores de IMC de 22,0 e 27,0).


[pic 3]

ADULTO

Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliação do estado nutricional de adultos.

[pic 4]

Classificação do estado nutricional de adultos é realizada a partir do valor bruto do IMC. Pontos de corte para o indicador do IMC (valores de IMC de 18,5, 25,0 e 30,0).

[pic 5]

INDICADORES BIOQUÍMICOS (infantil/adulto e idoso)

O ferro, a vitamina A e o Zinco Constituem os principais micronutrientes envolvidos no crescimento linear. Os principais indicadores bioquímicos usados para acessar o estado nutricional desses micronutrientes são a Hemoglobina, o retinol sérico e o Zinco sérico.

DOSAGEM DE GLICOSE

NOME DO EXAME: Dosagem de glicose (sangue)

  • Sinonímia: Glicemia/ Glicemia de jejum

INDICAÇÃO CLÍNICA: Diagnóstico e monitoramento do diabetes mellitus e dos distúrbios da homeostase glicêmica.

PREPARO DO PACIENTE:

Jejum- obrigatório:

  • Adulto: entre 8 e 12 horas
  • Crianças de 1 a 5 anos: 6 horas de jejum
  • Crianças menores que 1 ano: 3 horas

INTERPRETAÇÃO:

Valores de referência:

  • Critérios para o diagnóstico do diabetes mellitus e outras categorias de distúrbios na homeostase glicêmica aplicáveis a adultos, crianças e adolescentes, excetuando-se gestantes:

[pic 6]

  • Repetir a cada 3 anos em indivíduos com idade ≥ 45 anos; anualmente ou mais precocemente se houver os fatores de risco para diabetes. Atualmente, a Associação Americana de Diabetes (ADA) preconiza valor ≤100 mg/dL como limite de normalidade;
  • Realizar teste oral de tolerância a glicose. Atualmente, a ADA preconiza o intervalo entre 100 e 125 mg/dL para classificar como “glicose de jejum alterada”;
  • Para o estabelecimento do diagnóstico de diabetes, resultado ≥126 mg/dL (7,0 mmol/L) deve ser obtido em nova amostra colhida em outro dia, a menos que haja hiperglicemia inequívoca com descompensação metabólica aguda ou sintomas óbvios de diabetes;
  • Quando associada com sintomas clássicos de diabetes como poliúria, polidipsia e inexplicada perda de peso. Nesse caso, não se requer que a glicemia seja em jejum.
  • Para o rastreamento do diabetes gestacional, o ponto de corte é igual a 85 mg/dL, independente do momento da gravidez.

Valores críticos: Dosagem de glicose

[pic 7]

DOSAGEM DE FERRO

NOME DO EXAME

  • Dosagem de ferro (sangue)

  1. Sinonímia
  • Ferro sérico

INDICAÇÃO CLÍNICA:

  • A dosagem de ferro está indicada na avaliação de distúrbios do metabolismo do ferro – deficiência ou excesso, bem como na investigação da etiologia de anemias, especialmente naquelas hipocrômicas e microcíticas.

PREPARO DO PACIENTE:

  • Jejum mínimo de 4 horas – obrigatório

INTERPRETAÇÃO: 

Valores de referência: Dosagem de ferro


VALORES CRÍTICOS:
 Não se aplica.[pic 8]

INDICADORES SUBJETIVOS/ SEMIOLOGIA NUTRICIONAL

SEMIOLOGIA NUTRICIONAL INFANTIL

  • Exame físico da cabeça aos pés; (cabelo, pele, face, olhos, lábios, boca, língua, unhas, tórax, dorso, membros, abdômen, tecido subcutâneo, sistema músculo-esquelético).[pic 9]


ATIVIDADE 4- Acessar sites oficiais de Empresas de terapia de Nutrição Enteral e escolher aleatoriamente 10 produtos-base comerciais de nutrição Enteral (5 infantil e 5 adulto)[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (899 Kb)   docx (445.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com