TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiopatologia e Dietoterapia I CIRURGIAS BARIÁTRICAS

Por:   •  19/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ESTÁCIO PONTA NEGRA

CURSO DE NUTRIÇÃO

Fisiopatologia e Dietoterapia I

CIRURGIAS BARIÁTRICAS

Alunos: Jucyette Gomes

              Rebecca Rocha

Natal/RN

2016

Jucyette Gomes

Rebecca Rocha

CIRUGIAS BARIÁTRICAS

        

                Trabalho apresentado a disciplina de Fisiopatologia e Dietoterapia I.

Orientadora: Professora Dr.ª Nayara Pereira Soares.

Natal/RN
2016

Comumente conhecida como cirurgia da obesidade e cirurgia da redução de estômago, a cirurgia bariátrica vem ganhando grande destaque nos últimos anos, principalmente entre as mulheres. Os principais fatores que acarretam este destaque são: o rápido crescimento da obesidade e obesidade extrema, além dos resultados satisfatórios aos clientes.

Um problema médico-social importante constituído pela obesidade, por possuir alta prevalência e gravidade. Podendo desencadear agravos na saúde do indivíduo, como disfunções respiratórias e cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes mellitus, artropatias degenerativas, apneia do sono e, ou seja, morbidades que se associam à obesidade.

A resolução CFM nº 1.766/05 apresenta riscos e condutas, assim como normas seguras ao procedimento.

- O indivíduo tem que possuir Idade maior que 18 anos. Idosos e jovens entre 16 e 18 anos podem ser operados, mas exigem precauções especiais e o custo/benefício deve ser muito bem analisado.

- Deve-se ter um Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40 kg/m2. Pacientes com IMC maior que 35 kg/me co-morbidades (doenças agravadas pela obesidade e que melhoram quando a mesma é tratada de forma eficaz) que ameacem a vida.

- Sua obesidade tem que ser estável a pelo menos 5 anos.

- Ser ausente de drogas ilícitas ou alcoolismo. Assim como, ausência de quadros psicóticos ou demenciais graves ou moderados.

- Por fim, compreensão, por parte do paciente e de seus familiares, dos riscos e mudanças de hábitos inerentes a uma cirurgia de grande porte e da necessidade de acompanhamento pós-operatório com a equipe multidisciplinar por toda a vida do paciente. 

Foram então aprovadas e reconhecidas 5 técnicas, pelo Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina, para com a cirurgia. São elas: Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico (Cirurgia de Fobi-Capela), Derivação Biliopancreática ou Cirurgia de Scopinaro, Derivação Biliopancreática com Duodenal Switch.

Banda Gástrica Ajustavél: Consiste na colocação de um anel de silicone com uma pequena câmara pneumática interna ao redor do estômago em sua porção inicial, tornando possível controlar o esvaziamento estomacal. Foi um procedimento muito usado na década de 90, porém pouco usada nos dias atuais. Por ser pouco utilizada, a preferência é da gastrectomia vertical ou sleeve. Possui uma perda de peso média de 20 a 30% com relação ao seu GET (Gasto Energético Total) pré-cirúrgico, ou seja, seu peso inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com