TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina de Fisiopatologia das Doenças Nutricionais 1 e Dietoterapia 1

Por:   •  25/4/2019  •  Seminário  •  3.226 Palavras (13 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1] 

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Curso de Graduação em Nutrição

Disciplina de Fisiopatologia das Doenças Nutricionais 1 e Dietoterapia 1

 

 

 

Amanda Berti Cândido

Caroline Beatriz Ferreira

Lavínia Paulino Borges  

Patrícia Gomes de Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

Caso Clínico 3D 

 

 

 

 

 

 

Uberaba  

2018

  1. Identificação do paciente:

Paciente V.M.A., sexo feminino, 8 meses de idade. Natural e procedente de Uberaba.

 

  1. Queixa principal: motivo pelo qual o paciente procurou o atendimento:

Desnutrição calórico-proteica grave com vômitos frequentes, desinteria, perda  de peso e parada do crescimento.  

 

  1. História da Moléstia Atual: época e início da doença, modo de evolução, tratamentos efetuados, sintomas e queixas atuais:  

Ao analisar o histórico da paciente constatamos que a mesma nasceu a termo com 3,200 kg e 50 cm. A criança foi submetida ao desmame precoce havendo amamentação exclusiva somente no primeiro mês de vida, após, recebeu fórmula láctea por 3 meses. A partir de então (5º mês), começou a receber leite de vaca integral e papa de fruta. No 6º mês iniciou papa principal. Conforme relato da mãe, a paciente era bem nutrida até por volta dos 5 meses, quando se iniciou o quadro acima descrito. História de múltiplas consultas e internações prévias, sempre manejadas com hidratação oral e venosa, além de tratamento antiparasitário, sem melhora do quadro.

 

  1. História Patológica Pregressa: relato de patologias anteriores se houver Houve internações anteriores mas não há patologia pregressa relatada.

 

  1. História familiar se houver

Não há relatos de histórico familiar.  

 

6.        Histórico social (condições de habitação, tipo de trabalho, renda familiar e per capita, tabagismo, etilismo, dinâmica familiar)  

Paciente é filha única, mora com os pais, ambos professores, com ensino superior completo. Família possui todas as utilidades domesticas e apresenta uma renda familiar de 10 salários mínimo. Não é relatado a presença de tabagismo ou etilismo.

7.        Diagnóstico clínico/médico

Diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca.

 

8.        Exames laboratoriais: interpretação

 

Exame

Valores

Referência*

Hemoglobina

7,5

10,5 - 14

Hematócrito  

49%

32 - 42%

VCM

78 fl

72 - 88 fl

HCM

22 pg

24 - 30 pg

Glicemia em jejum

60 mg/dL

< 100 (sbd¹ 2017-2018)  

<54 hipoglicemia (MS² 2005)

Proteína total  

5,2 g/dL

6,1 - 7 g/dL

Albumina

2,4 g/dL

2,8 -  4,8 g/dL**

*Valores referenciais para uma criança de 8 meses de vida.

** Valores de Referência  Pediátrico - ANALISA.

¹ Sociedade Brasileira de Diabetes  

² Ministério da Saúde

 

A hemoglobina é uma substância de cor vermelha presente no interior das hemácias (glóbulos vermelhos) e os valores baixos de hemoglobina é que caracterizam a anemia. O hematócrito é um parâmetro laboratorial que indica a porcentagem de células vermelhas/glóbulos vermelhos, e quando o hematócrito está alto, pode ser indicativo de pouco líquido no sangue, o que pode significar desidratação grave ou eritrocitose, que é o aumento anormal de células vermelhas do sangue.

O índice VCM significa Volume Corpuscular Médio e serve para avaliar o tamanho médio dos glóbulos vermelhos, neste caso está dentro da normalidade. O índice HCM significa Hemoglobina Corpuscular Média e indica o peso da hemoglobina na hemácia, sua principal função é se ligar ao oxigênio para que este seja transportado para as células do corpo, pelo HCM estar baixo, as hemácias terão coloração mais clara e a anemia é chamada hipocrômica.

A glicemia em jejum apresenta-se normal.A medida das proteínas totais no sangue refletem o estado nutricional da pessoa, a principal causa de diminuição das proteínas totais é a desnutrição. Albumina é uma proteína produzida no fígado, dentre suas funções, a mais importante é a de manter constante o nível de líquido nos vasos sanguíneos, pode estar baixa por conta da desnutrição. Os níveis de proteína total e albumina baixos podem ser causada pelos frequentes vômitos e diarreias, esses níveis refletem no exame físico  

 

9.        Sintomas gastrointestinais: interpretação

 

Após o indivíduo já ter sido exposto, no nosso caso foi a partir do 5 mês de vida, será produzido anticorpos do tipo IgE específico para determinada proteína presente no leite. Quando ocorre novas exposições o alérgeno se liga no receptor específico da IgE, ocorrendo a degranulação de mastócitos e a liberação de estaminais, prostaglandinas e leucotrienos, ocorrendo assim os sintomas da alergia.

A quantidade de antígeno ofertada ( proteína do leite neste caso) potencializa o processo de sensibilização. O leite tem alto poder alergênico, é está sendo ofertado para criança 3x ao dia, como as reações são imediatas após a ingestão (minutos ou até 2 horas após a ingestão) a criança está tendo os vômitos frequentes, disenteria, assim afetando sua absorção de nutrientes, é consequentemente ocorrendo a perda de peso e parada do crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (740.3 Kb)   docx (536.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com