TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PORTIFÓLIO

Por:   •  11/11/2018  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

A principal diferença entre a biologia e as outras ciências naturais é a crença no vitalismo. Sendo esse um fenômeno que não pode ser explicado em laboratórios ou com leis da física e da química, considera-se a biologia uma ciência autônoma.

No século XIX, entretanto, o vitalismo começa a enfraquecer. Os cientistas Friedrich Wöhler e Herman Kolbe sintetizaram a uréia e o acido acético, respectivamente, a partir de compostos inorgânicos. Conclui-se assim, que os fenômenos biológicos são reduzidos e podem ser explicados por teorias físicas. Contudo, isso não é possível, pois são necessárias teorias, conceitos e modelos mais abrangentes para o entendimento das interações biológicas.

O diferencial da biologia para as outras ciências é a teoria de que os organismos evoluem através do tempo e a partir das mudanças sofridas pelo ambiente em que vivem que os influenciam. Os estudos biológicos se dão a partir das estruturas dos organismos e das características que os permitem se reproduzir e sobreviver.

O pensamento evolutivo é extremamente importante, pois desbancou o vitalismo elevando a biologia como ciência autônoma, e construiu um conceito unificado de vida, definindo um objeto de estudo. Também foi responsável pela compreensão dos parentescos e relações entre os seres através do tempo e do espaço. As teorias antigas não justificavam isso, já as teorias evolutivas de Darwin, sim.

A seleção natural é uma importante teoria para a evolução. Ela define que os seres com características mais favoráveis à determinado ambiente, em tempos de insuficiência de recursos e, consequentemente, competição, irão sobreviver e reproduzir-se melhor e mais facilmente, dominando determinada área e/ou espécie.

Existem também outras teorias capazes de explicar a evolução, como a teoria geral da ecologia, a teoria geral da genética e a teoria geral dos organismos.

A biologia funcional estuda a atividade individual dos seres vivos. Seu principal conceito é a homeostase, responsável por manter o equilíbrio dos funcionamentos interno de um individuo. É utilizada para dos estudos da biologia funcional a estratégia analítica, na qual se decompõe uma estrutura complexa para entender a capacidade dos compostos desse sistema e como eles contribuem para o funcionamento do sistema como um todo.

Existem duas categorias principais do estudo da biologia: a causa próxima, que estuda a expressão atual de uma habilidade e sua fisiologia, e a causa ultima, que estuda processos seletivos que modelaram sua utilidade passada e atual.

A teoria da evolução, a ecologia e a teoria celular são os elementos permitidores da coesão na biologia. Sendo a ecologia e a evolução os principais eixos que organizam o estudo biológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com