TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacologia Do Sistema Respiratório

Exames: Farmacologia Do Sistema Respiratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 2

Farmacologia Do Sistema Respiratório

As principais patologias que acometem o trato respiratório de importância farmacológica são: asma, tosse e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O controle da respiração é mediado pela inervação parassimpatica, simpática e por mediadores não-adrenérgicos não-colinégicos. A inervação parassimpatica atua nos receptores muscarínicos e particularmente os receptores M3 causam constrição do músculo liso brônquico e estimula a secreção das glândulas. Os efeitos simpáticos são causados pelas catecolaminas circulantes visto que não há fibras simpáticas inervando o trato respiratório, seus efeitos agem sobre os receptores beta adrenergicos causando relaxamento do músculo liso e inibição da secreção glandular.

A asma pode ser classificada em crônica (quando há crises ocasionais com controle farmacológico) ou aguda (necessário internação hospitalar). É uma doença que envolve fatores genéticos e ambientais, podendo ocorrer em duas fases: fase imediata e fase tardia. Na fase imediata o antígeno entra em contato com a célula dentritica apresentadora de antígenos e linfócitos T CD4 que induzem a produção de linfócitos auxiliares Th0. Esses linfócitos formam clones Th2 que liberam diversas citocinas (principalmente IL4, IL5 e IL13) e estimulam as células B/plasmócitos a liberarem anticorpos IgE. Esses anticorpos e as citocininas liberadas pelos linfócitos Th2 estimulam a diferenciação dos mastócitos que secretam espasmógenos que causam broncoconstrição e eosinófilos que tem ação inflamatória.

O tratamento da asma alérgica é feito com o uso de broncodilatadores e de antiinflamatórios. Os broncodilatadores usados podem ser: agonistas dos receptores beta2-adrenérgicos , xantinas, antagonistas do receptor de cistenil-leucotrienos e os antagonistas dos receptores muscarínicos.

Os agonistas beta2-adrenérgicos agem no músculo liso bronquiolar causando relaxamento das fibras e conseqüente vasodilatação. Podem também causar efeitos sistêmicos indesejáveis como tremor. É subdividido em agentes de curta duração (salbutamol e terbutalina) e de longa duração (salmeterol, formoterol, fenoterol, pirbuterol, reprotelol).

As xantinas causam broncodilatação por interferir nos mecanismos de transmissão intracelular. As principais são: teofilina, cafeína e teobramina. Possui efeitos sobre os sistemas cardiovascular, nervoso e renal e uma janela terapêutica estreita.

Os antagosnistas dos receptores muscarinicos agem por interferir na ação do sistema parassimpático. O principal de uso farmacológico é o ipatrópio.

Os antagonistas dos receptores de cistenil-leucotrienos, montelucaste e zafirlucaste, são utilizados no tratamento da asma sensível à aspirina e induzida por exercícios.

Os antiflamatórios utilizados no tratamento da asma crônica são principalmente o glicocorticoides e em menor grau o cromoglicato.

Os glicocorticóides agem na fase tardia da asma, principalmente na participação dos eosinófilos, inibindo a secreção de agentes inflamatórios. Os principais de uso clínico são: dipropionato de beclometasona, budesonida e o propionato de fluticasona.

A DPOC é uma doença caracterizada por inflamação dos brônquios e bronquíolos e enfisema, pode ser causada por poluentes e fumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com