TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fase de crescimento da Arauária

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmica: Alexsandra Zapauovski

Crescimento e Reprodução de Esporos de Dicksonia sellowiana Hook. (Xaxim)

Leitura e análise critica do artigo:

A fenologia estuda a ocorrência de eventos biológicos cíclicos em função das mudanças climáticas (Morellato 2003), sendo que raramente as pteridófitas são consideradas em estudos fenológicos realizados nos trópicos; em florestas úmidas, as pteridófitas encontram condições ótimas para apresentarem alta diversidade (Tryon 1985), sendo que no sub-bosque florestal, o crescimento e a fertilidade.

 Por outro lado, além dessas variáveis climáticas, verificaram que o comprimento do dia pode influenciar eventos fenológicos em pteridófitas. Na região neotropical, a partir dos anos 70, começaram os estudos pioneiros de autoecologia de pteridófitas arborescentes, destacando-se entre eles aqueles com populações de Alsophila bryofila R.M. Tryon e de Cyathea arborea (L.) Sm. realizado por Conant (1976) e de Alspohila salvinii Hook. por Seiler (1981), na América Central. Dicksonia sellowiana ocorre no sul do México, América Central e América do Sul, da Venezuela até a Colômbia, Bolívia, Paraguai, Uruguai, sudeste e sul do Brasil (Tryon & Tryon 1982). A espécie é uma das mais notáveis dentre as plantas que caracterizam as florestas do Brasil meridional, em especial as florestas com araucária, sendo conhecida popularmente por xaxim. A espécie cresce em altitudes que variam de 60 m.

O presente estudo tem como objetivos determinar

Taxas de crescimento do cáudice; 2) taxas de produção, expansão e senescência de frondes; e 3) período de produção e liberação de esporos de uma população de Dicksonia sellowiana, crescendo numa formação florestal do sul do Brasil. A sincronia e a correlação desses eventos fenológicos com temperatura, foto período e precipitação foram estudadas. O trabalho apresentado representa uma contribuição importante para a compreensão do ciclo de vida da espécie e fornece subsídios para o seu manejo e conservação.

Material e métodos:

O trabalho de campo foi desenvolvido numa formação florestal de aproximadamente 50 ha, localizada no município de Morro Reuther, na encosta inferior do nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil,  o solo da região é originado de basalto, raso a profundo, o clima da região e temperado úmido. – Em outubro/2003, foi iniciado o período de acompanhamento mensal do desenvolvimento de 37 indivíduos de Dicksonia sellowiana, que se estendeu até outubro/2004.Em 2005 foi feitas visitas, as plantas foram marcadas por estacas no substrato. Os diâmetros da (DB), da altura do peito (DAP) e do ápice (DA) foram obtidos apenas no primeiro censo. Os números de báculos, frondes maduras (totalmente expandidas com pinas verdes) e senescentes (com todas as pinas secas) foram contados, mensalmente, durante o primeiro ano de observação, para se obter a taxa de produção e de senescência de frondes. Báculos jovens foram marcados utilizando-se argolas de fio de náilon e o seu desenvolvimento foi acompanhado para se determinar taxas de expansão das frondes. O comprimento do estípite, da lâmina e comprimento total das frondes recém expandidas foram registrados. O número de frondes férteis e o período em que havia plantas com esporângios imaturos, completamente fechados e liberando esporos também foram registrados. Para comparar as taxas médias anuais de crescimento do cáudice, as médias de frondes maduras, bem como as variáveis climáticas (temperatura e precipitação) do triênio estudado, foi verificada a normalidade dos dados através do teste de Kolmogorov-Smirnov, enquanto que a homogeneidade das variâncias foi testada por meio do teste de Levene, ao nível de significância de 5%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com