TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro O ponto de Mutação

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

No estudo de caso, algumas turmas de Ciências biológicas estavam cursando a disciplina de Geoçogia e Paleontologia, onde o professor relatou para os alunos que existem fenômenos na natureza que não possuem nenhuma relação direta com o homem, exemplificando a dinâmmica das placas tectônicas. Já os fenômenos naturais que são agravados pelo homem como o aquecimento global, o derretimento e resfriamento das calotas polares são causas da queima de combustíveis fósseis.

Logo começou a discussão e os alunos começaram a se pronunciar, primeiro a aluna Ana afirmou que para a compreensão das pressões antropogênicas, há uma necessidade de analisar o processo de formação da Terra. A aluna Kelly exemplifica que a queima de combustíveis fósseis ajuda na maximização das temperaturas do planeta. E por fim Ana pergunta durante a aula se alguém sabia o que leva a matéria a virar fóssil ou pétroleo.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1.  RESUMO DOS PROBLEMAS

No caso, é possível observar que o professor traz para os alunos alguns fenômenos da natureza, como as ações antrópicas, e a dinâmica das placas tectônicas, além de trazer problemas causados pela ação do homem como o aquecimento global e o derretimento da calotas polares. Mas por causa da ação humana, o ciclo de derretimento e esfriamento está sendo muito comprometido devido a queima de combustíveis fosséis, pois com a perda de equilíbrio da natureza ocorrem transformações que nem sempre são favoráveis para o homem.

Em seguida os alunos começaram a questionar diversos assuntos, a aluna Ana disse que todos precisavam entender o processo de formação da Terra para que assim entendessem as ações antropogênicas. Já Elivane afirmou que qualquer tipo de transformação na natureza é causada uma grande modificação na natureza como um todo. Logo Kelly diz que a questão da queima dos combustíveis fósseis, contribui para maximização das temperaturas no planeta. Tendo como consequência direta o derretimento das geleiras, que maximiza os processos erosivos nas linhas de costa.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Sabe-se que a utilização dos recursos naturais pela humanidade, sem o conhecimento e observância de suas interações, vem potencializando impactos ambientais negativos nos ambientes rurais e urbanos, com reflexos diretos e indiretos na qualidade de vida das pessoas, contrapondo os princípios da sustentabilidade. A relação do homem com as ações antrópicas é antiga e remonta ao surgimento das primeiras comunidades humanas, que se utilizavam deles. Contudo, nos tempos mais recentes têm sido registradas as maiores intervenções nos recursos naturais, notadamente nos recursos hídricos. (BOTELHO, 2011).

 De acordo com Cunha & Guerra (2010), os impactos ambientais representam manifestações de desgaste e acúmulo que alteram o equilíbrio da paisagem acima de um limite naturalmente admissível, e que são provocadas pelo homem e efetivadas pela ação da água, do vento e da força da gravidade. A atividade antrópica passa a intensificar a atuação dos processos morfogenéticos, responsáveis pelo modelado do relevo, onde a erosão hídrica por escoamento superficial difuso e concentrado predomina.

No caso, o professor cita como exemplo de ações antrópicas, as placas tectônicas. Segundo Carvalho (2009) a construção e destruição da crosta terrestre é determinada por processos tectônicos que promovematividade sísmica, vulcânica, metamórfica, orogenética e movimentos isostáticos. A movimentação tectônica é fenômeno global que envolve ciclos de aglutinação e fissão de supercontinentes. Mudanças lentas, porém radicais, modificam a disposição da crosta e reconfiguram a distribuição de massas continentais e oceânicas.

Com relação ao aquecimento global, Mendonça (2009) afirma que a elevação do volume de gases de aquecimento na alta troposfera, associada à destruição da camada de ozônio estratosférico, está provocando uma considerável transformação da composição atmosférica e do mecanismo de seus gases. Além do aumento da temperatura, outros fatores indicam as mudanças climáticas. É importante destacar que grande parte do calor resultante do efeito estufa é absorvida pelas águas do mar. E, se essa absorção por um lado tem amortecido grandemente o aumento das temperaturas atmosféricas globais, por outro lado vem afetando o sistema climático da Terra em vários aspectos.

O professor comentou com seus alunos que com o aquecimento global, ocorre o aumeto de nível das calotas polares, gerando assim o aumento do nível do mar. De acordo Marengo (2008), afirma que esse aumento no nível da água ocasionará um problema maior, que é a perda das regiões costeiras, além disso, poderá causar enchentes, onde várias pessoas perderão seus lares. Não bastasse esse gelo que derrete, esse processo libera também certa quantidade de gás carbônico, contribuindo ainda mais para o Efeito Estufa e conseqüentemente para o Aquecimento Global, num processo de re-alimentação, os efeitos negativos podem ser sentidos ainda, tanto na agricultura como no turismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com