TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hospital dos inocentes de Phillipo Brunelleschi

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  2.895 Visualizações

Página 1 de 7

Hospital dos inocentes

Em 1419  Fillipo Brunelleschi, recebeu uma encomenda a qual ele conferiu uma importância similar ou até mesmo superior à dada aos templos religiosos, pois, assim como as igrejas que na visáo albertiniana protegiam a cidade e combatiam a fortuna dos próprios homens , as obras iniciaram logo apoós a assinatura do contrato , demonstrando assim que Fillipo não tinha uma clara consciência da vantagem da utilização de instrumentosde prédefinição das intenções formais a prosseguir, actuando à boa maneira mediaval de conduzir a obra no estaleiro por indicações directas aos operários executantes reccorrendo à palavra, desenhos e e modelos circunstânciais à medida que a construção avançava no terreno. O hospital que construido em 1427 pela "Arte della Seta" ou Guilda de seda de Florença, emana o valor necessário para regular a sociedade, representando assim uma componente fundamental no espaço florentino e transparecendo a característica de que já se tinha uma ideia global muito fixa do que se pretendia obter como resultado final mesmo antes do início da construção.

Este projecto não vai de acordo as tradições góticas que ao contrário desse modo de elaboração do projecto de Fillipo para o hospital e que mesmo que naturalmente se aceite uma pequena ideia inicial informadora dos pequenos passos sucessivos , as corporações ou ordens determinavam regras fixas apoiadas na tradição de conhecimentos adquiridos através de um processo cntínuo , repetitivo e seguro.

[pic 1]

A concepção de construção foi baseada tendo em conta o contexto urbano, abranjendo o projecto da piazza santissima annuziata onde se localizam transformando assim a via dei servi num eixo de grande importância que conecta ao Duomo de Santa Maria del fiore. Originalmente o hospital foi um orfanato com uma galeria frente à praça della Santissima Annunziata,

abandonando a ostentação para alcançar a dimensão pública, sendo assim, a fachada é composta por nove arcos semicirculares que saltam das colunas da ordem Composite proporcionando uma sensação limpa e clara de proporção, baseado na arquitetura da Roma Antiga e na arquitetura gótica tardia o edifício eleva-se do nível da praça cerca de 2 metros por uma série de degraus que percorrem toda a fachada,construído em várias fases, das quais apenas a primeira (1419-1427) teve a supervisão direta de Brunelleschi .

[pic 2]

 As fases posteriores acrescentaram o cobrimento (1439), mas omitiram as pilastras que parece conceber Brunelleschi, e expandiram o edifício para o sul (1430). O corredor abobadado no vão à esquerda da galeria foi acrescentado também mais tarde. Dado que a galeria foi começada antes de o hospital, o hospital não foi aberto formalmente até 1445.

 A galeria ou loggia era um tipo de construção bem conhecido, como a Loggia dei Lanzi. Porém, o uso de colunas redondas com capitéis de correição clássica, neste caso de ordem compósita era uma novidade, o mesmo que os arcos circulares e as cúpulas esféricas atrás delas. Os elementos arquitetônicos estavam articulados em pedra cinzenta que se destaca contra o alvo das paredes. Este motivo chegou-se a conhecer como pietra serena (significa "pedra obscura"), também era novidade a lógica proporcional. A altura das colunas, por exemplo, não é arbitrária; se se traça uma linha horizontal ao longo do alto das colunas, cria-se um quadrado com a altura da coluna e da distância de uma coluna à seguinte. Esta ânsia de regularidade e de ordem geométrica tornar-se-ia num elemento importante na arquitetura renascentista.

[pic 3]

O design de Brunelleschi baseou-se tanto na arquitetura da Roma Antiga como na arquitetura gótica tardia. A galeria ou loggia era um tipo de construção bem conhecido, como a Loggia dei Lanzi. Porém, o uso de colunas redondas com capitéis de correição clássica, neste caso de ordem compósita era uma novidade, o mesmo que os arcos circulares e as cúpulas esféricas atrás delas.

Em cima de cada coluna há um tondo cerâmico. Pretendeu-se originariamente por Brunelleschi que fossem concavidades vazias, mas por volta de 1490 encomendaram a Andrea della Robbia que as enchesse. O design representa crianças em fraldas sobre fundo azul, indicativo do torno no qual se podiam deixar as crianças. Ficam alguns tondi originais, outros são cópias do século XIX. A insígnia da Academia Americana de Pediatria baseia-se num destes tondi.

[pic 4] Capitel

CAPELLA PAZZI

A Capela Pazzi é um marco da arquitetura que foi um dia o berço da Renascença Italiana, localizada em Florença próximo à Santa Croce, a maior igreja franciscana do mundo, essa capela é um "excelente exemplo da decoração arquitetônica do século XV, e é muitas vezes considerada uma obra fundamental para a compreensão da arquitectura de Fillipo, feita de pietra serena, maiolica e terracota."oferecendo acesso aos espaços comunais fazendo parte do Museu da Santa Croce. Essa área data de depois de 1423, quando um incêndio destruiu a estrutura anterior. A sua constru;\ao iniciou provavelmente em 1442 mas cujo empenho de realização está documentado desde 1429, Andrea de’ Pazzi comissionou Filippo Brunelleschi para construir essa capela que seria usada como sala capitular, um espaço de encontro dos frades, instalada no hoje designado claustro grande do convento franciscano, encostada ao braço direito do transepto, e aproveitando as paredes já existentes, mas servindo-se do acesso pelo exterior a partir da galeria do claustro, este principio de retomar a obra anterior e construir o objecto presente sobre a experiência do passado representa uma atitude clássica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (723.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com