TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia do sistema nervoso parassimpático

Seminário: Fisiologia do sistema nervoso parassimpático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Seminário  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 3

Fisiologia do sistema nervoso parassimpático:

Sua função geral é restauradora e de conservação.

Parte craniana do sistema nervoso parassimpático:

É constituída de alguns núcleos do tronco encefálico, gânglios e fibras nervosas em relação com alguns nervos cranianos. Localizam-se nos núcleos dos corpos dos neurônios pré-ganglionares, cujas fibras pre-ganglionares atingem os gânglios através dos pares cranianos III, VII, IX e X, e dos gânglios saem às fibras pós-ganglionares para as determinadas glândulas, músculos lisos e

musculo cardíaco.

São os núcleos da parte craniana e estão descrito da seguinte forma: do tronco encefálico e os gânglios com suas conexões.

- gânglio ciliar: estar situado na cavidade orbitaria lateralmente ao nervo optico e relaciona-se ainda com o ramo oftálmico do trigêmeo, e recebe fibras pre-ganglionares do III par, envia através dos nervos ciliares curtos fibras pós-ganglionares, ganham o bulbo ocular e inervam os musculo ciliar e esfíncter da pupila.

- gânglio pterigopalatino: estar situado na fossa ptergopalina ligado ao ramo maxilar do trigêmeo, recebe fibras pre-ganglionares do VII par e manda fibras pós-ganglionares para a glândula lacrimal.

- gânglio ótico: esta situado próximo ao ramo mandibular do trigêmeo e mais abaixo do forame oval, recebe fibras pre-ganglionares do IX par e manda fibras pós-ganglionares para a parótida através do nervo auriculotemporal.

- gânglio submandibular: esta situada junto ao nervo lingual, no local em que ele se aproxima da glândula submandibular, recebe fibras pre-ganglionares do VII par e manda fibras pós-ganglionares para as glândulas submandibular e sublingual.

Parte sacral do sistema nervoso parassimpático:

Os neurônios pre-ganglionares estão localizados nos segmentos sacrais em S2, S3 e S4. Suas fibras pre-ganglionares saem pelas raízes ventrais dos nervos sacrais correspondentes, percorrem o tronco destes nervos os quais se destacam para formar os nervos esplâncnicos pélvicos. Assim por meio destes nervos atingem as vísceras da cavidade pélvica, com isso acabam fazendo sinapse nos gânglios (fibras pós-ganglionares). Os nervos esplâncnicos pélvico são também denominados nervos eretores, pois, estão ligados ao fenômeno da ereção, quando ocorre uma lesão causa a impotência.

Todos os neurônios pre-ganglionares são colinérgicos e liberam (acetilcolina) ACH que interagem com receptores nicotínicos nos corpos celulares pós-ganglionares. Na maioria das fibras pós-ganglionares da divisão parassimpática é colinérgico. Os gânglios do sistema nervoso parassimpático são encontrados nos órgão efetores ou próximo a eles, e ate mesmo sobre eles, os neurônios pré- ganglionares tem axônio longos e os neurônios pós-ganglionares seus axônios são curto.

Fisiologia – linda s. costanzo 4 edição

Os neurônios pré-ganglionares do sistema nervoso autônomo parassimpático estão situada no tronco encefálico e na medula sacral isto permite dividir esse sistema em duas partes, craniana e outra sacral, denominada assim craniossacra.

Neuroanatomia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com