TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA HUMANA SISTEMA NERVOSO

Por:   •  1/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 4

FISIOLOGIA HUMANA

SISTEMA NERVOSO

[pic 1]

RESUMO

É o sistema nervoso que controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo e, ainda, recebendo estímulos aplicados à superfície do corpo, é capaz de interpretá-los e desencadear, eventualmente, repostas adequadas a estes estímulos. O Sistema Nervoso nos permite: Mover-se, Pensar e sentir.

O sistema nervoso e Localização dentro do esqueleto axial. Fora do esqueleto axial SISTEMA NERVOSO (Sistema Nervoso Central) (Sistema Nervoso periférico) É uma rede complexa permite ao organismo comunicar-se com o meio interno e externo recebe milhões de informações de diferentes órgãos. Armazena, processa as informações e depois executa as repostas motoras apropriadas.

O sistema é nervoso composto por neurônios encéfalo e medula espinhal.

INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho apresenta sobre o sistema nervoso responsável pelos nossos estímulos e através do sistema nervoso que pensamos sentimos, os nossos músculos mando, informação para o cérebro e é lá que ocorre a reação. 

   

 

SISTEMA NERVOSO 

O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema.

NEURÓNIO

O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso, os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se impulsos nervosos Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio. Nosso sistema nervoso é dividido em duas partes: sistema nervoso central (composto pelo encéfalo e medula espinal localizado no esqueleto axial) e sistema nervoso periférico localizado fora do esqueleto axial (composto pelo tecido nervoso localizado fora do sistema nervoso central)

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

É no sistema nervoso central que ocorrem os pensamentos, as emoções  ficam arquivadas as memórias e ocorre todo tipo de estímulo sensitivo. 

Os Principais componentes do Sistema Nervoso Central:  

MEDULA ESPINHAL

A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele. 

CÉREBRO

 

O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide. 

O encéfalo dos mamíferos é dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), mesencéfalo (teto), metencéfalo (ponte e cerebelo) e mielencéfalo (bulbo). 

BULBO OU MEDULA OBLONGA

O bulbo tem a função relacionada com a respiração e é considerado um centro vital. Também está relacionado com os reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras. 

 CEREBELO

 

O cerebelo é responsável pelo controle motor. A organização básica do cerebelo é praticamente a mesma em todos os vertebrados, diferindo apenas no número de células e grau de enrugamento. Pesquisas recentes sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial e não só o controle motor. 

PONTE

A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores. 

O córtex sensorial coordena os estímulos vindos de várias partes do sistema nervoso. O córtex motor é responsável pelas ações voluntárias e o córtex de associação está relacionado com o armazenamento da memória. 

 

 

PRINCIPAIS DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO.

 

O sistema nervoso periférico, composto pelos nervos do crânio e suas ramificações, controla a entrada e saída de estímulos nervosos,  nos órgãos e sistemas. Subdividem-se em sistema nervoso somático, sistema autônomo e sistema nervoso entérico . O sistema nervoso somático Está relacionado com os movimentos voluntários. Ele é responsável pela transmissão das informações dos sentidos (audição, visão, paladar, olfato) Os neurônios levam a informação do SNC aos músculos esqueléticos, e no caso das respostas motoras, esta ação será voluntária, pois, pode ser controlada conscientemente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (276 Kb)   docx (722.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com