TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Das Doenças Ocupacionais - Sistema Nervoso

Trabalho Escolar: Fisiologia Das Doenças Ocupacionais - Sistema Nervoso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  9.262 Palavras (38 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 38

1. Origem do sistema nervoso

O sistema nervoso origina-se da ectoderme embrionária e se localiza na região dorsal. Durante o desenvolvimento embrionário, a ectoderme sofre uma invaginação, dando origem à goteira neural, que se fecha, formando o tubo neural. Este possui uma cavidade interna cheia de líquido, o canal neural. Em sua região anterior, o tubo neural sofre dilatação, dando origem ao encéfalo primitivo. Em sua região posterior, o tubo neural dá origem à medula espinhal. O canal neural persiste nos adultos, correspondendo aos ventrículos cerebrais, no interior do encéfalo, e ao canal do epêndimo, no interior da medula. Durante o desenvolvimento embrionário, verifica-se que a partir da vesícula única que constitui o encéfalo primitivo, são formadas três outras vesículas: a primeira, denominada prosencéfalo (encéfalo anterior); a segunda, mesencéfalo (encéfalo médio) e a terceira, rombencéfalo (encéfalo posterior). O prosencéfalo e o rombencéfalo sofrem estrangulamento, dando origem, cada um deles, a duas outras vesículas. O mesencéfalo não se divide. Desse modo, o encéfalo do embrião é constituído por cinco vesículas em linha reta. O prosencéfalo divide-se em telencéfalo (hemisférios cerebrais) e diencéfalo (tálamo e hipotálamo); o mesencéfalo não sofre divisão e o romboencéfalo divide-se em metencéfalo (ponte e cerebelo) e mielencéfalo (bulbo). As divisões do SNC se definem já na sexta semana de vida fetal.

Figura I – Esquema das Regiões Cerebrais Primitivas

1- tubo neural; 2- Prosencéfalo; 3- Mesencéfalo; 4- Rombencéfalo; 5- Telencéfalo; 6- Diencéfalo; 7- Metencéfalo; 8- Mielencéfalo; 9- Quarto ventrículo; 10- Aqueduto de Silvio; 11- Tálamo; 12- Terceiro ventrículo e 13- Ventrículo lateral.

. Cavidade do telencéfalo: ventrículo lateral;

. Cavidade do diencéfalo: terceiro ventrículo;

. Cavidade do metencéfalo: se abre para formar o quarto ventrículo.

Figura II – Etapas da Morfogênese

1- Prosencéfalo; 2- Mesencéfalo; 3- Rombencéfalo; 4- Futura medula espinhal; 5- Diencéfalo; 6- Telencéfalo; 7- Mielencéfalo (futuro bulbo); 8- Medula espinhal; 9- Hemisfério cerebral; 10- Lóbulo olfatório; 11- Nervo óptico; 12- Cerebelo e 13- Metencéfalo.

Figura III – Morfogênese Vista em Corte Sagital Médio

1- Prosencéfalo; 2- Mesencéfalo; 3- Metencéfalo; 4- Mielencéfalo; 5- Hipotálamo; 6- Ventrículo lateral; 7- Quiasma óptico; 8- Nervo óptico; 9- Hemisférios cerebrais; 10- Epitálamo; 11- Tálamo; 12- Glândula pineal; 13- Nervo olfatório; 14- Corpo mamilar; 15- Telencéfalo; 16- Diencéfalo; 17- Hipófise; 18- Corpo caloso; 19- Cerebelo; 20- Corpo estriado; 21- Ponte; 22- Hipotálamo; 23- Bulbo olfatório; 24- Fórnix; 25- Aqueduto cerebral; 26- Tubérculo quadrigêmio e 27- Quarto ventrículo.

2. O Sistema nervoso central

Estudaremos primeiro o sistema nervo central que se divide em encéfalo e medula espinhal. Em segundo trabalharemos o sistema nervoso periférico que se divide em somático e autônomo (simpático e parassimpático).

Tabela I – Sistema Nervoso Central e Periférico

O sistema nervoso central (SNC) recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. O sistema nervoso periférico carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas). O encéfalo corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo, e tronco cefálico, que se divide em: bulbo, situado caudalmente; mesencéfalo, situado cranialmente; e ponte, situada entre ambos. No SNC, existem as chamadas substâncias cinzentas e brancas. A substância cinzenta é formada pelos corpos dos neurônios e a branca, por seus prolongamentos. Com exceção do bulbo e da medula, a substância cinzenta ocorre mais externamente e a substância branca, mais internamente. Os órgãos do SNC são protegidos por estruturas esqueléticas (caixa craniana, protegendo o encéfalo; e coluna vertebral, protegendo a medula - também denominada raque) e por membranas denominadas meninges, situadas sob a proteção esquelética: dura-máter (a externa), aracnóide (a do meio) e pia-máter (a interna). Entre as meninges aracnóides e pia-máter há um espaço preenchido por um líquido denominado líquido cefalorraquidiano ou líquor.

Figura IV – Cérebro e SNC

O encéfalo humano contém cerca de 35 bilhões de neurônios e pesa aproximadamente 1,4 kg. O telencéfalo ou cérebro é dividido em dois hemisférios cerebrais bastante desenvolvidos. Nestes, situam-se as sedes da memória e dos nervos sensitivos e motores. Entre os hemisférios, estão os ventrículos cerebrais (ventrículos laterais e terceiro ventrículo); contamos ainda com um quarto ventrículo, localizado mais abaixo, ao nível do tronco encefálico. São reservatórios do líquido céfalo-raquidiano, liquor, participando na nutrição, proteção e excreção do sistema nervoso. Em seu desenvolvimento, o córtex ganha diversos sulcos para permitir que o cérebro esteja suficientemente compacto para caber na calota craniana, que não acompanha o seu crescimento. Por isso, no cérebro adulto, apenas 1/3 de sua superfície fica "exposta", o restante permanece por entre os sulcos. O córtex cerebral está dividido em mais de quarenta áreas funcionalmente distintas, sendo a maioria pertencente ao chamado neocórtex. Cada uma das áreas do córtex cerebral controla uma atividade específica.

Figura V – Cérebro-Hemisférios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com