TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia Vegetal

Por:   •  19/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE VILA VELHA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

GEOVANA ADAMI FONSECA

Aula Prática n° 01 (25/08/2016):

FISIOLOGIA VEGETAL

VILA VELHA

AGOSTO- 2016

UNIVERSIDADE DE VILA VELHA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

GEOVANA ADAMI FONSECA

FISIOLOGIA VEGETAL

Trabalho do Curso de graduação em Ciências Biológicas apresentado à Universidade de Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina de Fisiologia Vegetal sob orientação do Professor Mário Luís Garbín .

VILA VELHA

AGOSTO– 2016 

INTRODUÇÃO

Compreende-se que o conhecimento é adquirido continuamente a partir das vivências. Adquirem-no pelas necessidades, interesses, vontades, ou até mesmo por simples curiosidade. Essa adesão é resultante das forças impulsionadoras das relações sociais e/ou por fatores naturais. O fato é, que não se aprende apenas os conteúdos programáticos tradicionalmente, referindo-se aqui aos que são ministrados nas escolas, mas, existe uma formação de segundo plano, à que se refere ao intelecto, as habilidades manuais e as novas formas de obtenção da informação (DELIZOICOV et al., 2007). O Professor ao ministrar aula assim como muitos outros conteúdos que são abordados nas aulas de Ciências Biológicas na UVV, restringe-se ao utilizar abordagens abstratas que não suprem a demanda dos alunos em aprender conceitos, definições e aplicações.

A Osmose é um processo de difusão que ocorre quando duas soluções de concentrações diferentes estão separadas pela membrana plasmática que é semipermeável. Na osmose, há a movimentação de água que desloca-se sempre do meio hipotônico (solução mais diluída) para o meio hipertônico (mais concentrada em soluto). A movimentação da água tende à um equilíbrio osmótico (solução isotônica). Segundo Silva e Zanon (2000), atividades práticas são de grande relevância no processo de aprendizagem em ciências, por isso, é fundamental considerar propostas alternativas de ensino que valoriza a experimentação, pois, esta contribui para o estabelecimento da relação teoria e prática. Diante disso, o presente estudo objetivou descrever um experimento que evidencia o processo osmótico, propondo aos alunos a observação e compreensão de conceitos relevantes do processo natural da osmose, fazendo com que os mesmos pudessem vincular as definições teóricas com a atividade prática de caráter experimental.

MATERIAIS E MÉTODOS

Para o estudo foram utilizados métodos de abordagem quantitativa bem como a qualitativa. Privilegiou-se aqui, a observação direta da postura atitudinal dos alunos no momento da atividade, segundo proposta de Lüdke (1986). O experimento foi uma atividade executada com uma amostragem de aproximadamente 26 alunos do 4º período do curso de Ciências Biológicas da universidade situada em Vila Velha, Campus Boa Vista, Brasil. A atividade foi realizada em três momentos. Inicialmente  apresentou-se um roteiro de aula prática, o mesmo sendo composto por introdução breve. Também continha os objetivos que os alunos deveriam atingir, seguido pelos procedimentos que nortearam a realização do experimento. No segundo momento, o professor ensinou “passo a passo” sobre o que fazer e como utilizar os materiais. A realização do experimento prático ocorreu no terceiro momento desse trabalho. Os procedimentos experimentais ocorreram no laboratório. Os materiais utilizados foram: Soluções de sacarose de 0,5 e 1,0 M; Sacos de diálise; Ttrês béqueres de 500 ml; Três pipetas de 10 ml; Barbante; Pipeta Pasteur e Suporte metálico com três garras.

         Enchemos cada um dos três sacos de diálise com soluções de sacarose na concentração de 0,5 M, 1,0 M e água pura. Introduzimos a pipeta (de diâmetro conhecido) no saco e amarrando-a ao saco de forma que o nível da solução apareça acima da parte amarrada. Suspendemos os saquinhos nos Beckers com água, prendendo as pipetas ao suporte. Marcamos o tempo e realizamos leituras da subida da coluna d’água absorvida em intervalos regulares.

RESULTADOS

Os resultados foram obtidos, observando-se os três sacos de diálise com soluções de sacarose na concentração de 0,5 M, 1,0 M e água pura. Lüdke (1986) afirma que “a observação é usada como o principal método de investigação, tendo em vista, que a mesma possibilita um contato pessoal e próximo do pesquisador com o fenômeno pesquisado, o que lhe confere uma série de vantagens”. Diante disso, constatamos, parcialmente, o interesse e o entusiasmo dos alunos.

Vale ressaltar que houve uma discussão durante e após o experimento em que os alunos sentiram-se instigados à perguntarem, apresentando suas dúvidas.

SOLUÇÃO

CONCENTRAÇÃO

TEMPO Inicial

LEITURA i

TEMPO Final

LEITURA f

DIFERENÇA (Li-f)

Sacarose

1 molar

11h35

-8,7

12h27

-7,6

1,1

Sacarose

0,5 molar

11h37

-8,2

12h29

-7,4

0,8

H2O

-

11h39

-8,1

12h30

-8,1

0

Figura 1

DISCUSSÃO

No estabelecimento de estudo Biopráticas UVV em horário de aula, após analisarmos as respostas dos questionários, obtivemos os seguintes resultados, conforme figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (205 Kb)   docx (182.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com