TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Florestas Mundiais

Artigos Científicos: Florestas Mundiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

Florestas Mundiais

1. Introdução

As florestas são camadas vegetais da Terra, sendo estas as zonas mais extensas no planeta, as florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre

É nas florestas que se realiza a fotossíntese de que depende a vida, pois nas mesmas ocorre a produção de oxigênio a partir do dióxido de carbono.

Além desta indispensável função, a floresta é ainda uma fonte de riqueza para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida.

2. Tipos de Florestas existentes no planeta Terra

Florestas tropicais e equatoriais:

Localizam-se geograficamente, em geral, na América do Sul, América Central, África, Ásia e Oceania. Todas as regiões citadas possuem características semelhantes como clima quente e úmido, proporcionando assim o surgimento de grandes florestas com uma enorme riqueza de biodiversidade, essas são as áreas do planeta que concentram a maior parte dos seres vivos.

Florestas Temperadas:

Estas florestas são encontradas principalmente no hemisfério norte, situada entre os trópicos e os círculos polares, os países que possuem esse tipo de florestas são Estados Unidos, Europa, Ásia e no Sul do Chile com climas temperados. As florestas temperadas são diferentes em relação às florestas tropicais, pois a primeira produz uma quantidade menor de variedade de plantas e animais. As florestas temperadas possuem características singulares, no inverno e outono as árvores perdem suas folhas, e por isso são denominadas de caducifólias.

Florestas de coníferas ou boreais:

Florestas encontradas geograficamente em regiões com proximidade aos círculos polares, com características de clima com inverno bastante rigoroso. As coníferas são denominadas também de florestas boreais, é composta por pinheiros.

3. Florestas brasileiras

Floresta Amazônica:

É a maior floresta tropical do mundo e está situada no norte da América do Sul, estando presente nos seguintes estados brasileiros: Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima. Possui riquíssima biodiversidade com a presença de milhares de espécies animais e vegetais. A Floresta Amazônica possui grande influência no clima da região norte do Brasil. Em função do crescimento das áreas de plantio, criação de gado e exploração de madeira, vem enfrentando desmatamento considerável nas últimas décadas. Uma das principais características desta floresta é a presença de árvores de grande porte, localizadas próximas umas das outras.

Mata Atlântica:

Esta floresta encontra-se em poucos trechos da região litorânea brasileira. Sofreu muita devastação nos últimos séculos em função, principalmente, da ocupação do solo. Caracterizada pela presença de árvores de porte médio e alto. Apresenta grande variedade de ecossistema.

Floresta das Araucárias:

Floresta presente na região sul do Brasil, apresenta grande quantidade de pinheiros (araucárias).

Mata dos Cocais:

Tem formação florestal presente, principalmente, nos estados do Piauí e Maranhão. É uma formação de transição entre a Caatinga e a Floresta Amazônica. As principais árvores são o babaçu e a carnaúba.

4. Reflorestamento

Reflorestamento é a implantação de florestas em áreas florestais, que foram destruídas pela ação do homem ou por fenômenos naturais, com a implantação das espécies originárias da região afetada.

O reflorestamento é de grande importância no combate às mudanças climáticas, como forma de tentar evitar o aquecimento global ocasionado pelo efeito estufa, no aumento dos recursos hídricos, na redução de enchentes e erosão do solo, no estoque sustentável de madeira legal, bem como manter o equilíbrio necessário para nosso ecossistema.

5. Conclusão

Podemos afirmar que as florestas mundiais do nosso planeta são de grande importância, para nossa sobrevivência na Terra, pois como podemos observar nestes relatos as mesmas , quando são degradadas através dos desmatamentos florestais, interferem de modo negativo em todo ecossistema terrestre, ocasionando um desequilíbrio em todo tipo de vida em nosso mundo.

Devemos cada vez mais impedir estes desmatamentos florestais, bem como também adotar os reflorestamentos florestais com extrema urgência, para recuperar as florestas afetadas pela destruição da ação do homem, visando um mundo melhor para toda vida que aqui se encontram.

6. Referências Bibliográficas

http://www.mundoeducacao.com.br – acesso em 01/03/2011 às 14:00 hs

http://www.suapesquisa.com – acesso em 01/03/2011 às 14:35 hs

http://www.infocefet.hpg.com.br – acesso em 01/03/2011 às 15:15 hs

http://www.plantearvore.com.br – acesso em 01/03/2011 às 15:35 hs

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »