TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um olhar sobre o Brasil: a fotografia na construção da imagem da nação

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Um olhar sobre o Brasil: a fotografia na construção da imagem da nação

        A exposição mostra através de imagens um pouco da história do Brasil. Cenas históricas registradas através da fotografia, marcam a evolução do país.

        Dentre as imagens expostas, algumas chamaram a atenção devido à sua estética e à sua finalidade. Como por exemplo as várias fotografias dos “tipos de pretos” que foram fotografados para as “carte de visite” de Militão de Azevedo no século XVIII. Essas “carte de visite” com os tipos de pretos ilustravam a população cativa de São Paulo.

        A imagem onde foram exibidas as cabeças de Lampião e seu bando, mortos numa emboscada em 1938, também chama a atenção. Apesar de forte, a foto mostra um costume que era comum para os brigadistas militares da época: decapitar os bandidos mortos em conflito.

        Outra grande foto é a do voo do 14 BIS, em 1906. No dia 23 de outubro, nos campos de Begatelle, em Paris, Santos Dumont dava início a era da aviação com a primeira máquina capaz de voar de forma controlada, e que era mais pesada que o ar. Apesar do evento ter ocorrido na França, marcou a história do Brasil, pois Santos Dumont nasceu em Minas Gerais.

        A foto de Assis Chateaubriand e Adolfo Bloch juntos é uma das melhores fotos da exposição. De um lado Chateaubriand, presidente dos “Diários Associados” (revista O Cruzeiro, TV Tupi), e pioneiro da televisão no Brasil. O Diários Associados é referência em termos de comunicação e imprensa e deu início na atividade televisiva. Do outro lado Adolfo Bloch: sua revista Manchete foi a única que conseguiu superar anos de liderança de “O Cruzeiro” e começou uma concorrência de igual para igual até o desaparecimento de O Cruzeiro. A TV Manchete, de Bloch, também foi uma peça muito importante na construção da comunicação televisiva do Brasil. Datada de 1962, a foto dos dois juntos representa dois ícones da comunicação televisiva e impressa e marcou  época.

        Iconografia também é uma imagem muito interessante. Nela podemos ver Paraisópolis, uma favela vizinha de um condomínio de luxo no Morumbi. O contraste da cena é acentuado pela existência de um muro que separa o condomínio da favela. A foto foi feita em 2003.

        Essa exposição é, sem dúvida, um relato sólido sobre a história do Brasil que tem em suas imagens forte impacto ao mesmo tempo em que constrói a identidade do país. Através desta exposição pude conhecer faces do Brasil que eu não tinha ideia que existisse e que contribuíram para o cenário político e social que temos hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com